Por Dorly Neto; Para O TechTudo


As pirâmides são o símbolo mais significativo da civilização egípcia. Representação de um mistério, muito se estuda sobre como foram construídas as pirâmides, usando tecnologias disponíveis há milhares de anos. Assim, as pirâmides continuam sendo uma inspiração estética para muitas outras criações ao longo da história.

Pirâmides solares (Foto: Reprodução/FastCo Design) — Foto: TechTudo

Um exemplo recente se chama Lunar Cubit. O projeto foi vencedor do "The Land Art Generator Initiative", uma competição especializada em premiar projetos que são esteticamente agradáveis e propõem soluções alternativas para a geração e distribuição de energia. Essencialmente, trata-se de uma pirâmide que em suas paredes possuem placas para a captação da energia solar.

Existe uma pirâmide central e outras oito menores, conseguem alimentar o montante de 250 casas. Com isso, podemos imaginar se fosse feito uma “fazenda solar com vários protótipos desse, onde seria possível alimentar milhares de outras casas e desafogar um pouco o uso de combustíveis fósseis e limitados, preservando a natureza e aumentando nosso cuidado com a Terra.

Assim, é possível perceber que, recentemente, estão surgindo muitas iniciativas para o uso de energia renovável, como a eólica e a solar. Os investimentos estão aparecendo, e o Lunar Cubit é a prova de que dá para ser sustentável e ao mesmo tempo bonito e criativo.

Via: Gearlog

Mais do TechTudo