Publicidade

Por Alessandro Salvatori; Para O TechTudo


A Apple liberou, na semana passada, uma versão prévia do seu futuro sistema Mac OS X Lion exclusivamente para desenvolvedores. O TechTudo teve acesso a ele e descobriu algumas características interessantes, como por exemplo, o suporte a leitura de texto em português.

Opções de fala no OS X Lion (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O Mac OS sempre foi capaz de reproduzir verbalmente textos através de vozes incorporadas. Porém, até hoje, há apenas opções para usuários do idioma inglês norte-americano. No entanto, a partir da próxima versão do sistema, haverá também o suporte à diversas outras línguas, incluindo o português.

O OS X Lion oferecerá dois tipos de vozes femininas, com sotaques do Brasil (Raquel) e de Portugal (Joana). Veja em nosso vídeo uma prévia destas vozes:


Para deixar o sistema mais leve, a Apple permitirá que o próprio usuário escolha qual língua quer instalar, baixando os pacotes de idiomas direto de seu site (cada um pesa mais ou menos 150MB). Neste período de testes, porém, a Apple ainda não disponibiliza estes pacotes em seus servidores, situação que deve mudar logo que o sistema for liberado ao público.

OS X Lion (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A vocalização de textos incorporada ao sistema é de extrema importância principalmente para pessoas com dificuldades visuais, tornando o acesso à textos e à internet, por exemplo, muito mais fácil.

Mais do TechTudo