Publicidade

Por Allan Melo; da Redação


Resuma as suas ideias em apenas 140 caracteres. Essencialmente é esta a proposta do Twitter, uma das redes sociais mais famosas da Internet. Direto, rápido e preciso, ele é uma das maiores fontes de conteúdo da atualidade, justamente pela sua agilidade e facilidade de uso. O microblog foi lançado em 2006, por Jack Dorsey nos Estados Unidos.

Para você ter uma ideia do tamanho do Twitter, a rede recebe mais de um bilhão de novas postagens por semana e quase meio milhão de novas contas por dia, como falamos aqui. Entre eles, diversas celebridades e famosos postam as suas próprias opiniões e comentários, além de interagir com os usuários.

Shailesh Rao e Guilherme Ribenboim (Foto: Nick Ellis (TechTudo)) — Foto: TechTudo

Para você ter uma ideia de como funciona esta rede social, é preciso entender que todas as informações postadas no microblog podem ser vistas por qualquer pessoa, independentemente de o leitor ter ou não um cadastro na rede (com algumas poucas excessões de usuários que protegem suas postagens).

Como os blogs, os usuários do Twitter precisam publicar conteúdo frequentemente para que se crie algum tipo de interação com os seus leitores - os seus seguidores ("Followers"), e assim como qualquer site, geralmente aqueles que postam informações de maior relevância costumam ter mais seguidores que os outros.

Por outro lado, ao criar uma conta na rede social você pode interagir com as pessoas que você segue ("Following"), seja comentando seus 'tuítes' (suas postagens) ou apenas 'retuitando' ("RT" ou "Retweet"), o termo que se usa para quando você reproduz o conteúdo de outra pessoa no seu perfil.

Twitter do @TechTudo (Foto: Reprodução/Twitter) — Foto: TechTudo

Atualmente, a velocidade da troca de informações no Twitter é tão grande que por diversas vezes a rede foi mais rápida que os jornais ao noticiar um acontecimento; como aconteceu no último terremoto no Chile; e também no mais recente terremoto, no Japão.

Com a popularização dos smartphones, é comum encontrarmos na rede um grande número de pessoas comentando algum acontecimento, e muitos consideram o Twitter um termômetro de popularidade. Assuntos como a premiação do Oscar e a posse do presidente americano Barack Obama, costumam gerar alguns milhões de comentários no dia.

Interessado em participar desta rede? Aprenda a criar a sua conta. Depois, siga o Twitter do TechTudo e fique ligado em todas as novidades e promoções do nosso site.


Primeiros passos


Dicas básicas


Avançado

Empresas

Mais do TechTudo