Publicidade

Por Dorly Neto; Para O TechTudo


Plantas de casas ou apartamentos, peças de carros, motos, máquinas industriais e muito, muito mais. Tudo isso, antes de ser colocado em prática e criado é desenhado por algum engenheiro. E para eles não fazerem esse trabalho todo à mão, a empresa Autodesk mantém, há anos, um produto chamado AutoCAD.

O AutoCAD, para quem não conhece, é uma espécie de Photoshop para profissionais como arquitetos e engenheiros. Na última terça-feira, a empresa anunciou que levará seu software para as plataformas móveis, através do Android, em smartphones e tablets. Essa versão aparecerá após a adaptação do programa que existe para iPad e iPhone, mantendo as ferramentas intactas para o novo sistema.

AutoCAD para Android (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O VP Senior da companhia, Amar Hanspal, disse que a decisão de construir a ferramenta para Android era uma reação ao crescimento de celulares que usam esse sistema operacional, sendo assim um jeito de dar maior acesso à ferramenta. Ele também comentou que a fragmentação da plataforma foi um problema, visto que os iPhones e iPads usam apenas o mesmo sistema operacional, e o Android existem várias versões e tamanhos diferentes.

Assim, para funcionar, o AutoCAD foi testado em pelo menos 15 gadgets diferentes, como por exemplo o Samsung Galaxy Tab. Ou seja: a parte mais complicada não é o desenvolvimento em si, e sim a hora de testar para ver se ficou tudo certo em todas as variações possíveis de sistemas. Não foi divulgado, ainda, quais os pré-requesitos para rodar o AutoCAD, mas o mínimo deve ser o Android 1.6. A Autodesk estuda distribuir o aplicativo gratuitamente.

Mais do TechTudo