Por Ramon Cardoso; da Redação


Nível: Intermediário
Passos: 6

Quem já precisou, independente do motivo, copiar vários nomes de arquivos de uma só vez, sabe o quão desconfortável é ter que fazer isso um a um. Dependendo da quantidade de arquivos, você pode passar horas fazendo uma tarefa para a qual existe uma solução muito mais simples. Não sabe como? Então acompanhe o passo a passo criado pelo TechTudo e descubra.

Esta dica pode ser muito útil, por exemplo, para pessoas que desejam criar uma lista com os nomes de seus filmes e músicas, ou simplesmente para catalogar os arquivos contidos em um diretório específico do Windows.

Passo 1. Primeiramente, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que contém os arquivos e clique em "Propriedades".

Passo 2. Na aba "Atalho", observe o endereço ao lado do campo "Destino". Você precisará dele para esta dica, mas, como não será possível utilizar o "Ctrl+C", "Ctrl+V", deixe a janela de propriedades aberta.

Passo 3. Pressione o atalho "Windows+R" (a tecla Windows fica entre o Ctrl e o Alt), digite o comando cmd e pressione "Enter".

Copiando vários nomes de arquivos de uma só vez (Foto: Reprodução/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 4. Na "tela preta", digite o comando cd endereço_da_pasta (utilize o enderço contido no item "Destino" da janela de propriedades da página) e pressione "Enter". Em nosso exemplo, o comando ficou assim: cd c:\users\globo\downloads

Passo 5. Em seguida, digite dir /b /o:n >nomes.txt e pressione "Enter" novamente.

Copiando vários nomes de arquivos de uma só vez (Foto: Reprodução/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 6. Agora basta voltar à pasta com os arquivos e localizar um novo arquivo de texto, no formato TXT, criado com esta dica. Ele conterá os nomes de todos os arquivos da pasta.

Lista com os nomes de todos os arquivos, em ordme alfabética (Foto: Reprodução/TechTudo) — Foto: TechTudo

E aí, muito mais fácil do que clicar sobre cada arquivo e copiar seus nomes separadamente, né?

Com esta dica, você poupará um bom tempo caso precise copiar os nomes de todos os arquivos de uma pasta, independente do formato. Para melhorar, a lista com os nomes já vem organizada por ordem alfabética!

Mais do TechTudo