Por Rafael Silva; do Tecnoblog


Seguindo uma tendência iniciada pelo Google com o Chrome Canary e imitada pela Mozilla com o seu Firefox Aurora, a Opera anunciou essa semana a criação de um canal específico para uma versão em desenvolvimento do seu navegador. O canal se chama Opera Next e nele atualmente está o Opera 11.50 alpha.

Opera Next (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O Opera Next vai ter sempre uma prévia do que pode ser lançado nas próximas iterações do navegador, portanto é nesse canal que a Opera pretende testar antes algumas características e funcionalidades que eles planejam implementar na versão final. E para garantir que os usuários tenham sempre a versão mais recente, o programa vai se atualizar automaticamente.

Assim como as variadas versões do Chrome e do Firefox 4, a instalação do Opera Next não vai interferir nas demais versões. Portanto, é possível ter um Opera estável ou beta e o Opera Next rodando lado a lado sem problema.

Mas mesmo assim a própria página do Opera Next diz que “essa versão tem bugs conhecidos e pode ser instável em certas condições” e por isso ela é recomendada principalmente para desenvolvedores testando extensões ou como seus sites são exibidos no navegador. A Opera também recomenda que seja feito um backup da versão da instalação do navegador atual antes de arriscar nessa aventura.

Via: My Opera

Mais do TechTudo