Por Daniele Monteiro; Para O TechTudo


Glmps. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

De redes sociais para compartilhamento de fotos a Internet está cheia. Podemos citar o Frickr, o Photobucket e as redes sociais tradicionais como o Orkut e o Facebook. O princípio de todas é muito simples: você posta as suas fotos, cria álbuns e os seus amigos veem e comentam. Mas muitas fotos têm uma história por trás da imagem estática. Como guardar essa informação para exibir aos amigos? Essa é a proposta do Glmps.

O Glmps mistura o conceito de foto com vídeo numa aplicação para smartphones. Ele armazena os cinco segundos antes da foto ser batida e posta no site. O nome da aplicação vem da palavra inglesa “glimpse”, que significa “dar uma olhada, vislumbrar”, em referência a visualizar o momento em que a foto foi tirada.

No site podemos ver um exemplo de como a foto fica, quando é carregada, o vídeo de cinco segundos é exibido e o último momento vira a foto estática. Assim, ele fica fixado na tela e o vídeo  exibe continuamente uma miniatura em movimento no canto inferior. Desta forma todos podem ver o contexto da foto e entender como as pessoas estavam um pouquinho antes delas serem tiradas.

A aplicação está em fases de testes e será lançada em breve, inclusive para iPhone. Por enquanto apenas usuários escolhidos pelo time podem testá-lo.

Mais do TechTudo