Por Alexandre Silva; Para O TechTudo


Segundo a rede de lojas norte-americana GameStop, o novo título da EA e da DICE, Battlefield 3, não estará disponível no serviço Steam, durante o seu lançamento que acontecerá em outubro. Isso era um rumor que não tinha nenhuma confirmação por parte de alguém, pois há poucos dias atrás uma lista foi divulgada pela EA em seu site, mostrando os serviços de distribuição que estariam com o título à venda, e o Steam não estava incluso na lista. Tal lista, contudo, foi retirada do site minutos depois de sua publicação.

Battlefield 3 na conferência da Eletronic Arts na E3 (Foto: TechTudo) — Foto: TechTudo

Mas isso já foi o suficiente para os rumores circularem a internet. Esperavam que o título estaria disponível exclusivamente no serviço digital Origin, da própria EA, mas outros serviços também foram confirmados na distribuição do jogo, entre eles a GameStop, que especulou algum tipo de desavença entre a EA e a Valve.

Segundo uma empresa financeira chamada Baird, que supostamente teve uma reunião com a gerência da GameStop recentemente, a notícia foi confirmada na ata da reunião, que dizia que o futuro título da EA, Battlefield 3, seria vendido pela GameStop mas não pelo Steam.

Isso mostra que a EA continua aberta a distribuir seus títulos aos demais serviços digitais existentes no mercado. E a concorrência pode de fato ser grande, uma vez que o Steam utiliza uma estratégia de dominação de mercado um tanto quanto desleal de acordo com outros concorrentes, pelo simples fato de obrigar os usuários a instalarem o aplicativo Steam em cada jogo vendido por eles. Lembrando que outro jogo que foi retirado do Steam foi Crysis 2, que atualmente é exclusivo do Origin.

Via CVG

Mais do TechTudo