Por Juliane Costa; Para O TechTudo


Com características específicas para cada um, os selos no Orkut funcionam como uma espécie de bonificação, mostrando com o que o usuário contribuiu ou se destacou na rede social. Mas você sabe como consegui-los? O TechTudo rpeparou um tutorial com dicas de como ganhar todos os selos do Orkut.

Atenção: Alguns selos somente são acessíveis por meio de um código. Mostraremos aqui como ganhar os que não precisam desse código, acessíveis por todos os usuários.

Passo 1. Acesse sua conta do Orkut.

Passo 2. Caso ainda não tenha feito a mudança, altere a versão do seu Orkut para “Novo Orkut”.

Altere para o Novo Orkut (Foto: Reprodução/Juliane Costa) — Foto: TechTudo

Passo 3. Clique em “Perfil”, no topo da página.

Passo 4. Na tela de selos, clique em “Gerenciar”.

Passo 5. Insira seu código na opção “Insira o código do selo”.

Insira seu código (Foto: Reprodução/Juliane Costa) — Foto: TechTudo

Passo 6. Clique no botão “Resgatar Selo” e, em seguida, em "Salvar".

Passo 7. Existem selos que não possuem códigos, eles são distribuídos de acordo com atividades dos membros, veja abaixo algumas dicas.

Veterano: para ganhar este selo o usuário necessita ter uma conta com mais de 5 anos.

Conta Confirmada (prata): é dado quando o usuário confirma seu endereço de email, deixando sua conta mais segura e impedindo que outras pessoas façam cadastros no Orkut utilizando o mesmo email.

Comunidade Milionária: para ganhar esse selo, crie uma comunidade e consiga a bagatela de 1 milhão de membros.

Graduado: o selo de graduado é disponibilizado a todos aqueles que utilizam, senão todos, a maioria dos recursos do Orkut, tais como: ter pelo menos três (3) grupos de Amigos, utilizar um tema, ter ao menos um jogo ou aplicativo instalado, ser membro de pelo menos três (3) comunidades, ter um álbum de fotografias público, comentar alguma atualização de seus amigos, postar uma mensagem pública (pode ser frase de perfil) e, finalmente, publicar algo de forma privada – scrap para um grupo de amigos.

Mestre em Orkut: esse selo, pelo que consta no fórum do Google, ainda está indisponível. Mas, para obtê-lo, basta utilizar a maioria dos recursos do Orkut: postar vídeos em scraps, criar conversas em grupos, moderar ou possuir uma comunidade, fazer alguma promoção, criar tópicos, enquetes e respondê-los, postar no Orkut via SMS, utilizar o álbum do Picasa, usar o bate-papo com vídeo no Orkut, utilizar o aplicativo Picnik para editar suas imagens em álbuns e, finalmente, fazer um tour rápido. Para acompanhar o lançamento do selo, fique de olho no blog do Orkut.

Mestre em Promoções: esse selo é dado a todos aqueles que criarem uma promoção que seja visualizada por muitos usuários - no mínimo 1500 usuários diferentes.

Popular: basta receber vários comentários em suas atualizações no Orkut. Uma dica é criar um grupo bem grande e enviar algo para que eles possam comentar.

Super usuário: ajudar outros usuários no Fórum de Ajuda do Google.

Usuário de destaque: é um selo para os usuários que se destacarem no fórum de ajuda. Ou seja, suas dicas precisam ser qualificadas como úteis pelos outros usuários.

Grande Contribuidor: para ganhar esse selo, o usuário deve contribuir para melhorias da rede social. No momento ele está limitado a um pequeno grupo de pessoas que contribuíram para a melhoria do site testando novas versões, informando erros e sugerindo novos recursos.

Estabelecimento verificado: é destinado apenas a empresários que possuem seu estabelecimento cadastrado no Google Maps. Se você não é empresário, mas sabe as informações da empresa e quer o selo a qualquer custo, tome cuidado, pois o Google entra em contato para confirmar as alterações.

Alguns selos foram dados a usuários por participações em comunidades e até mesmo eventos, vejam só:

Campeão Brasileiro: selo entregue em 2010 aos membros das principais comunidades do Fluminense em comemoração pela conquista do Campeonato Brasileiro.

Google Developer Day: o selo foi dado durante o evento Google Developer Day 2010, em São Paulo. Os participantes receberam seus códigos durante o evento.

Visitante do Google: esse selo é entregue a pessoas que já visitaram um dos escritórios do Google distribuídos pelo mundo. Obs.: é necessário ser convidado.


Quase ganhei um Earkut
: destinado aos usuários que entraram na comunidade Earkut em 1º de Abril.
 

Comunidade de Carnaval: durante a semana do carnaval, esse selo foi distribuído aos membros da comunidade Carnaval.
 

Carnaval em Salvador: foi distribuído aos membros do camarote do Youtube no Carnaval de Salvador.
 

Bloco Orkut: os usuários que participaram do desfile do Bloco do Orkut, em Maricá – RJ, durante o carnaval de 2011, foram presenteados com este selo.


Se você coleciona ou quer colecionar selos, fique de olho nas promoções e no blog do Orkut. Vez ou outra são lançados selos promocionais.

De uma forma geral, os selos definem o quão participativo é o usuário na rede social e estimulam essa participação. Segundo o Orkut, “esta é uma nova forma de você se expressar na rede social e contar um pouco mais sobre você.”

Mais do TechTudo