Publicidade

Por Juliane Costa; Para O TechTudo


Nível: Intermediário
Necessário: ter um domínio de internet
Número de passos: 13

Você já deve ter ouvido falar das tantas ferramentas disponíveis pelo Google. Desde e-mails, editores de texto online até bate-papos e muitos outros. Já pensou em ter todos esses serviços personalizados com o domínio da sua empresa?

Neste tutorial, saiba como aproveitar o Google Apps utilizando o seu domínio. Você ainda terá acesso a um Gmail personalizado para seu domínio, 7GB de espaço para mensagens e outras ótimas ferramentas.

Passo 1. O primeiro passo é cadastrar-se no Google Apps. Insira seu domínio. Exemplo: seudominio.com.br, e clique em “Primeiros passos”.

Cadastro Google Apps. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 2. Nesta tela, deverão ser preenchidas todas as informações. Trata-se da tela de “Inscrição” do Google Apps. Ao terminar, clique em “Finalizar”.

Inscrição (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 3. Agora, na tela de Configuração, deverá ser criada a conta de administrador, que poderá ser admin@seudominio.com.br (sugestão) e posteriormente, poderão ser criadas as contas de usuários (no máximo 10).

Configuração (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 4. Leia com atenção os “Termos e Condições”. Caso esteja de acordo com as condições, selecione a opção “Ativar automaticamente novos serviços…” e clique em “Aceito. Continuar a configuração”, como mostra o exemplo da imagem abaixo.

Termos e Condições. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 5. Seguidos corretamente os passos anteriores, ao chegar nesta tela, você terá uma conta no Google Apps e este é o painel de gerenciamento dos serviços.

Painel de configuração (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 6. Porém, antes de utilizar os serviços disponíveis, é necessário que seja confirmado não somente a existência do domínio, mas também que ele é realmente seu. Uma opção é fazer download do HTML que o site sugere, em seguida colocá-lo no FTP onde está hospedado o site.

Verificação (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 7. No entanto, se a opção anterior falhou ou é muito complicada, não se preocupe. Clique na aba “Métodos alternativos” e observe outras três formas de confirmar seu domínio.

Métodos Alternativos de verificação (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 8. A tela seguinte mostrará as opções de verificação de propriedade. Uma deAdicionar uma metatag à página inicial do seu site – Ao selecionar essa opção, você terá que acessar o HTML do seu site e inserir a tag na seção <head> do seu site, em seguida clique em “Verificar”.

Adicionar metatag para verificação. (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Passo 9. Outra opção é ter uma conta no Google Analytics. Se o seu site já é cadastrado esta é a opção mais simples, basta selecioná-la e clicar para “Verificar”.

Utilizar conta do Google do Google Analitycs. (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Passo 10. Adicionar um registro DNS à configuração do seu domínio – Nesta opção, é necessário acessar o seu sistema de domínio e adicionar o TXT informado na tela à configuração DNS. Não funciona em contas com domínio direcionado.

Adicionar um registro à DNS. (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Passo 11. Quando a verificação estiver correta, será mostrada uma mensagem na tela.

Verificação realizada com sucesso (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Passo 12. A partir daí é possível utilizar seu Painel de Controle do Google Apps, configurar e-mails e tudo o mais que o serviço oferece.

Painel de Controle (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Passo 13. Para acessar seu novo email basta acessar http://mail.google.com/a/seudominio.com.br digitar seu nome de usuário e senha.

Email (Foto: (Foto: Reprodução/Juliane Costa)) — Foto: TechTudo

Apesar desta versão Standard (e gratuita) estar limitada a 10 usuários cadastrados, possivelmente para pequenas empresas, blogs o serviço vem muito bem a calhar. A configuração não é muito simples, porém feita corretamente uma vez não será necessário repeti-la.

A partir daí podem ser adicionados novos usuários e até personalizar a página de exibição com o logo da sua empresa. Vale a pena um pouco de trabalho e poder explorar gratuitamente todas as ferramentas oferecidas pelo Google Apps. Comentem e digam o que acharam!

Mais do TechTudo