Publicidade

Por Helito Bijora; Para O TechTudo


A Mozilla divulgou esta semana um esboço do que pode ser a interface das próximas versões do Firefox. As imagens estão disponíveis em uma página especial do site da Fundação e mostram o navegador em diversas situações, nos sistemas Windows e Mac OS X.

Firefox no Windows, com Aero ativado (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O projeto em questão visa deixar o Firefox com uma interface ainda mais minimalista — e bastante parecida com o Google Chrome. Para isso, a barra de endereços deve ser fundida com o campo de pesquisas, e até mesmo o botão “avançar” pode ser sacrificado.

O que mais lembra o Chrome, porém, são as novas guias. Se nada mudar até a versão final do navegador, o Firefox deve ganhar abas arredondadas, quase que em formato trapezoidal, ao maior estilo do navegador da Google.

Firefox para Mac também ganhará nova interface (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Quando em tela cheia, o navegador da Mozilla lembra bastante o concorrente Internet Explorer 9, da Microsoft. Se o conceito ganhar forma, as guias ficarão ao lado da barra de endereços, maximizando a área útil do monitor para a exibição das páginas.

As extensões, um dos principais trunfos do Firefox, também receberão atenção especial. A página dedicada a elas s deve receber várias melhorias, como busca e instalação de add-ons sem a necessidade de abrir novas guias.

A nova interface do Firefox também possibilitará que atalhos para extensões sejam adicionados a um menu que ficará logo ao lado da barra de endereços, outro recurso que não nos deixa esquecer o Google Chrome.

Se você ficou curioso para testar o novo visual do Firefox, a Mozilla disponibilizou uma compilação de testes chamada UX, que deve ser atualizada diariamente trazendo as últimas mudanças na interface. Você pode baixá-la no FTP da Mozilla, para os sistemas Windows, Mac ou Linux.

Via: Lifehacker

Mais do TechTudo