Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que o modelo que você verá nas fotos desse post não é, de fato, o iPhone 5. Trata-se de um clone chinês que o seu fabricante alega ter o mesmo design do futuro smartphone da Apple. O detalhe que merece atenção é que esse clone vem de uma fábrica na cidade de Shenzhen, que é a mesma cidade onde o verdadeiro iPhone 5 está sendo produzido, e seu design encaixa perfeitamente nas supostas capinhas produzidas para o próximo smartphone da Apple.

Suposto clone do iPhone 5 (Foto: Shanzhaiji.com) — Foto: TechTudo

Os indícios que o iPhone 5 pode se parecer com o aparelho que você está vendo nesse momento são fortes, e se não, pelo menos será muito próximo a esse. Rumores como um case de plástico e vidro arredondado para a tela e a parte traseira são confirmados, e o seu design é muito semelhante às supostas fotos que vazaram na web na semana passada. Dessa vez, quem divulga as fotos do suposto design do iPhone 5 é o site GizChina.com.

Sua aparência possui detalhes das últimas gerações do iPhone combinadas, lembrando tanto o design do iPhone 2G como o do iPhone 4, mantendo as curvas suavizadas do iPhone 3G. Mas o mais importante é que o modelo possui a marca registrada da Apple (em termos de design para dispositivos móveis), que é a simplicidade. Logo, se não é uma cópia de um futuro iPhone 5, poderia ser tranquilamente.

O modelo possui apenas 7 milímetros de espessura (ou seja, é mais fino que o iPhone 4), câmera frontal e traseira (com flash LED integrado), os tradicionais botões para controle de volume e 64 GB de armazenamento interno. Este já está disponível para compra na China por 699 yuans (ou R$ 170), ao contrário do tão esperado gadget da Apple.

No novo design, o 'clone' não dá continuidade ao traçado retângular do iPhone 4 (Foto: Shanzhaiji.com) — Foto: TechTudo

Por que esse pode ser o iPhone 5?

Na China, muitos produtos são clonados antes mesmo de chegarem ao mercado, pois são copiados através de modelos de produtos roubados pelos próprios trabalhadores (quando os mesmos já estão em estágios de produção), ou impressos de projetos em desenvolvimento. Esse é o motivo que explica a existência de cases e peças de reposição não-oficiais de modelos de iPads ou iPhones no mercado, antes mesmo do seu lançamento.

Este modelo chinês, no entanto, roda um sistema operacional baseado em Java (Foto: Shanzhaiji.com) — Foto: TechTudo

Sabendo do fato de que o iPhone 5 está em produção enquanto você lê esse texto, não devemos ficar surpresos se, em algum momento, algum protótipo do modelo aparecer à venda em alguma empresa de fabricação de produtos piratas na China. De qualquer forma, o modelo desse post parece ser muito bem feito para não ser um clone do verdadeiro iPhone 5. E não vai ser nenhuma surpresa se o modelo final da Apple se parecer com esse. O que nos resta agora é esperar até setembro (ou outubro) para eliminar essa dúvida.


Via BGR.

Mais do TechTudo