Por Helito Bijora; Para O TechTudo


Um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da história da Microsoft está ficando (ainda) mais velho nesta quarta-feira. Em 24 de agosto de 2001, há exatamente dez anos, a companhia de Bill Gates anunciava a versão final (RTM) do Windows XP. No mesmo dia, o sistema foi distribuído a parceiros OEM, e só dois meses mais tarde lançado ao usuário final.

As inconfundíveis janelas azuis do Windows XP (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O processo, no entanto, não foi exatamente um sucesso. A cerimônia de apresentação, marcada para acontecer no dia 25 de outubro de 2001 na cidade de Nova Iorque, teve que ser transferida em virtude dos ataques de 11 de setembro. Para completar, o download do sistema vazou antes do lançamento oficial, o que estragou grande parte da surpresa.

Nos primeiros anos de vida, o Windows XP ainda sofreu com a falta de segurança e resistência por parte dos usuários antigos. A primeira questão só foi resolvida alguns anos mais tarde, com o lançamento do Service Pack 2, que trouxe correções importantes e introduziu vários recursos de segurança, como o Firewall e a Central de Segurança do Windows.

Em seu ápice, o Windows XP chegou a ser utilizado em mais de 80% dos computadores. Atualmente, o veterano continua sendo o sistema operacional mais utilizado do mundo, marcando presença em 49,7% dos computadores. Na sequência, aparecem os Windows 7 e Vista, com respectivos 28% e 9,3% de participação. Os dados são da empresa de estatística Net Applications.

O TechTudo parabeniza a Microsoft pelos dez anos de sucesso do Windows XP, e quer saber a sua opinião. Qual seu atual sistema operacional? Você tem uma história interessante sobre o Windows XP? Comente!

Via Neowin

Mais do TechTudo