Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


O Baidu, um dos mais populares serviços de buscas da China, anunciou o lançamento de sua própria versão do sistema operacional Android. O anúncio do Baidu Yi foi feito em um evento que também apresentou aplicativos web compatíveis com o seu navegador de internet.

Baidu Yi (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O Baidu Yi, nome que o sistema mobile recebe, é baseado nos códigos do Android, ao contrário do navegador para desktops, que nada mais é do que uma interface adicionada em torno do Internet Explorer da Microsoft. Como o Android é um sistema open-source, o Baidu resolveu “bifurcá-lo”, criando assim a sua própria versão, com o seu próprio pacote de aplicativos.

O Baidu Yi oferece basicamente as mesmas funcionalidades do Android, inclusive com o mesmo sistema de inserção de nome de usuário e senha para que serviços como a sincronização de dados na nuvem, downloads de música e busca nos mapas sejam funcionais.

Um diferencial do sistema do Baidu para o do Google é que ele já conta com todos os implementos solicitados pelo governo chinês, principalmente os recursos de auto-censura ao Google, aplicados naquele país. O Android é muito popular na China, tanto entre os fabricantes de dispositivos como entre os usuários, mas o acesso limitado aos serviços do Google é um problema que alguns usuários precisam driblar constantemente.

Um das apostas do Baidu para o sucesso do Baidu Yi é a inclusão de aplicativos específicos para os seus principais serviços, além de um eficiente serviço de backup, armazenamento e compartilhamento na nuvem. O sistema chega para competir com sistemas já consolidados e com o Windos Phone Tango, que está chegando ao mercado asiático. E o universo mobile da China começa a ficar bem interessante.

Via Engadget

Mais do TechTudo