Publicidade

Por Darlinton Carvalho; Para O TechTudo


O chefe de desenvolvimento da CyanogenMod anunciou nesta terça (27) em seu perfil no Google+ que começou a trabalhar nas ROMs personalizadas de 10 dispositivos da Sony Ericsson de 2010 e 2011. O anúncio foi comemorado pelos proprietários de celulares, que logo poderão instalar a nova ROM e aproveitar mais recursos de seus dispositivos.

Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo

“Se você é proprietário de um Sony Ericcson você pode estar interessado em saber que a próxima distribuição do CyanogenMod terá suporte para 10 novos dispositivos. Este é um trabalho conjunto da CyanogenMod e o time FreeXperie, que é agora também parte do grupo de desenvolvimento CM”, disse Steve Kondik.

A CyanogenMod é um firmware pós-mercado para diversos dispositivos baseados no sistema operacional código aberto Android. Esse firmware oferece recursos não-disponíveis nas versões oficiais do Android original disponibilizado pelos fabricantes desses dispositivos.

Dentre os dispositivos compatíveis com a próxima versão da ROM, a CyanogenMod 7 (CM7), estão o Xperia Arc, Neo, Mini, Mini Pro, Play, Ray, X10, X8, X10 Mini e X10 Mini Pro.

A Sony Ericsson está muito cautelosa sobre os usuários realizarem esta alteração de firmware. Em seu website, a empresa recomenda fortemente que os usuários não desbloqueiem o boot loader original. Uma falha na atualização pode inutilizar os dispositivos e frustrar os usuários.

Realizar este tipo de alteração geralmente anula a garantia, e a responsabilidade é toda do usuário. No processo de alteração do firmware há diversas notificações das consequências em continuar o processo, como a anulação da garantia e a inutilização do aparelho, caso aconteça algum problema na atualização.

Mais do TechTudo