Publicidade

Por André Fogaça; Para O TechTudo


Quem usa Linux, já pode contar com serviços de armazenamento em nuvem como os famosos Dropbox e Google Docs, além de alguns como o próprio Ubuntu One. Agora, com o OwnCloud, é possível ter acesso a um serviço de armazenamento na nuvem de código aberto, como próprio Linux.

OwnCloud (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O serviço foi desenvolvido por responsáveis pelo KDR, com o objetivo de fornecer uma forma de sincronia e armazenamento on-line diferenciada das que já existem no mercado.

A vantagem é que no OwnCloud, o usuáro tem acesso e controle de seus dados da melhor maneira possível. Por outro lado, ele não utiliza um servidor espalhado pelo mundo, como os concorrentes. Ou seja, usa um servidor privado, que o usuário comprou e mantém em um local que sabe onde está.

Os arquivos poderão ser acessados a partir de qualquer aparelho que rode o Linux, ou até uma versão do Windows ou Mac OS X, bem como em plataformas móveis como o iOS e Android.

Como o serviço é de código aberto, é possível modificar o que for necessário. Além disso, há possibilidade de instalar plugins dentro do servidor, transformando-o até em uma estação de stream de música, por exemplo. Para instalá-lo, basta clicar aqui e seguir as instruções.

Via MuyLinux

Mais do TechTudo