Por Alexandre Silva; Para O TechTudo


Você já viu um newsgame? Essa palavra pode soar estranha para muitas pessoas, então vamos explicar rapidamente o seu significado antes de darmos continuidade à matéria. Newsgames são jogos feitos com base em notícias reais, que já aconteceram ou que estão acontecendo. Jogos como o Play Madrid, sobre os ataques terroristas em Madri, Espanha, em 2004, são exemplos de newsgames.

Missão Bioma, o primeiro newsgame da TV Globo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Esse formato de entretenimento está ganhando cada vez mais força no Brasil e será um dos temas dos oito painéis de debate da Digital News Show, evento que mostrará as novidades tecnológicas do jornalismo. O público poderá interagir com os convidados, representantes do jornal Estadão e a TV Globo que falarão sobre seus recém-lançados newsgames, a saber, Supercrise e Missão Bioma.

O jogo Supercrise é publicado na seção de economia e negócios do site do Estadão, seguindo o formato de um tradicional jogo de cartas, o Super Trunfo. Fazendo com que os jogadores possam testar seus conhecimentos referentes à economia mundial. Já Missão Bioma apresenta os problemas que afetam as riquezas naturais do Brasil e faz com que o telespectador possa interagir com o conteúdo visto em programas do projeto Globo Natureza, da TV Globo.

Os palestrantes convidados serão Hugo Passarelli, repórter do site Economia & Negócios do Estadão.com.br, Carlos Lemos, infografista do Estadão.com.br, Eduardo Acquarone, responsável pela integração entre Internet e TV no jornalismo da TV Globo, e Gabriel Souza Reis, publicitário envolvido no desenvolvimento de jogos e outros produtos da TV Globo. A feira será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, das 10h às 20h, no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro.

Mais do TechTudo