Por Thiago Barros; Para O TechTudo


Dos computadores para os carros. A Linux Foundation anunciou oficialmente nesta segunda-feira que está investindo no desenvolvimento de um sistema para utilizar a sua tecnologia também em automóveis. Prova disso é que vai acontecer no próximo dia 28 de novembro, no Japão, a primeira conferência automotiva da empresa.

Automotive Linux (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O evento é visto como uma oportunidade de fabricantes de carros colaborarem com o futuro da tecnologia para seus próprios produtos. Nissan e Toyota, por exemplo, já confirmaram presença, assim como Intel, NEC e diversas outras companhias da área tecnológica.

Os executivos da Linux acreditam que os carros podem ser utilizados como dispositivos tecnológicos muito em breve e esperam, com este evento, ligar o motor de uma inovação que pode marcar os próximos anos.

"Este evento vai reunir a expertise automotiva com empresas que têm excelência em soluções tecnológicas para conversar sobre os desafios dos aplicativos para os carros no futuro. Esta será uma fonte para orientações técnicas, comerciais e legais sobre como o Linux pode ajudar no desenvolvimento deste tipo de produto", disse a Linux Foundation em nota oficial.

Dois palestrantes do evento já estão confirmados. Tsugou Nobe, diretor da Nissan, irá discutir a expectativa da indústria automotiva em cima do Linux e do open source, e Graham Smethurst, da BMW, falará sobre as lições aprendidas na GENIVI. As inscrições para a feira já estão abertas e podem ser feitas pelo site da companhia.

Mais do TechTudo