Por André Fogaça; Para O TechTudo


Em meados dos anos 1990, a internet ainda engatinhava para fora de suas raízes universitárias e os sites não eram tão bonitos e dinâmicos como são hoje. Porém, em 1994 a história da internet poderia ter tomado outro rumo, já que a Microsoft tentou comprar o Netscape, mas falhou.

O navegador Netscape. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

A notícia foi publicada no blog da revista Computer World. O site entrevistou Brendan Eich, responsável pela linguagem JavaScript e um das cabeças na criação do Netscape. Eich disse que mesmo antes do início dos trabalhos com o Netscape, a Microsoft havia feito uma oferta para a compra da empresa. Isso aconteceu no final de 1994. O problema é que a oferta não estava alta o suficiente para os líderes do Netscape, e o negócio não se concretizou.

Este movimento, da compra do Netscape, poderia mudar drasticamente o rumo dos navegadores, pois com o Netscape dentro da Microsoft antes mesmo de sua popularização, não teríamos a primeira briga entre navegadores: Internet Explorer e Netscape. Outra mudança é que provavelmente a Microsoft nunca seria processada por colocar o Internet Explorer em seu sistema operacional, impedindo a competição com o próprio Netscape, o que aconteceu em 1998.

Pense, com a oferta no nível adequado e a compra do Netscape, a empresa de Bill Gates e Steve Ballmer poderia ter o controle quase que total da internet por muito tempo, ao menos nos anos 1990.

Via: Neowin

Mais do TechTudo