Por Flavio Croffi; Para O TechTudo


Após nove anos como CEO da IBM, Sam Palmisano deixa o cargo no final deste ano, para dar espaço a uma velha conhecida da empresa, Virginia Rometty. Esta é a primeira vez que a IBM nomeia uma mulher para o cargo de CEO.

Sam Palmisano e Virginia Rometty. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Palmisano teve grande sucesso enquanto esteve no comando da IBM e chegou a transformar a empresa de sistemas e serviços em uma grande corporação de supercomputadores e máquinas. E a receita da empresa quase triplicou durante os quase dez anos que o executivo permaneceu no cargo.

O executivo continuará na empresa como parte do conselho, depois que Virginia passar para o cargo de CEO em 1º de janeiro de 2012. Hoje, ela desempenha o cargo de vice-presidente sênior de vendas, marketing e estratégia da IBM.

"Ela traz para o papel de CEO uma combinação única de visão de foco no cliente, a paixão por IBMistas e o futuro da empresa. Ginni é a CEO ideal para liderar a IBM em seu segundo século”, disse Palmisano.

Em declaração, Virginia comentou a promoção: ", especialmente neste momento. Sam teve a coragem de transformar a empresa com base em sua crença de que a tecnologia de computação, a nossa indústria, as economias e até mesmo o mundo mudaria de maneira histórica. Tudo isso teve que acontecer”.

Virginia está na IBM há 30 anos e foi responsável por expandir a empresa para o ramo de computação de nuvem e análises de negócios. A chegada dela ao cargo de chefia da IBM marca outro fato histórico no ramo: duas das maiores empresas de tecnologia serão lideradas por mulheres, já que Meg Whitman tomou o posto de CEO da HP no mês passado.

Via: CNN

Mais do TechTudo