Publicidade

Por Thiago Barros; Para O TechTudo


Seis meses depois do início de seu desenvolvimento, o Ubuntu 11.10, enfim, está agora disponível para download. Com interface remodelada, diversas novas e melhoradas características, além de aplicativos recém-lançados, esta versão do sistema operacional marca uma evolução grande em relação a seu antecessor.

Interface do Ubuntu 11.10. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Não é nenhuma revolução, mas sim um amadurecimento do software. A interface Unity, por exemplo, tornou-se uma ferramenta mais intuitiva para o usuário. Todo o programa original foi repensado para se tornar mais agradável. Segundo Jane Silber, da Canonical, é justamente o conceito que mistura estilo e praticidade que torna o Ubuntu um fenômeno mundial.

"Estamos em uma comunidade virtual onde não somente administradores e desenvolvedores, mas também usuários caseiros querem cada vez mais formas simples e seguras de usar um PC", explicou Silber em entrevista ao site CNET.

O Ubuntu 11.10 tem diversos e bonitos temas para decorar seu computador, uma tela de login chamada LightDM, com mais atenção ao trabalho visual e que dá uma cara bem mais moderna ao sistema operacional, além de muitas possibilidades de personalizar seus papéis de parede.

Aplicativos pré-instalados

Os aplicativos pré-instalados também são destaque. O Mozilla Firefox 7 é um deles, e possibilita um mundo de add-ons e extensões a serem baixados. O Thunderbird, também da Mozilla, substitui o cliente de e-mail tradicional, enquanto o LibreOffice é o editor de arquivos, compatível com os formatos do Microsoft Office.

A organização de fotos fica por conta do Shotwell Photo Manager, enquanto músicas e vídeos podem ser rodados no Banshee e no Totem. Além disso, o Deja Dup é uma ótima ferramenta para backup. O Ubuntu Software Center, para quem quiser fazer mais downloads de apps, também está remodelado e com muitas opções.

Os únicos pontos negativos apontados por alguns especialistas são que toda esta preocupação em tornar o sistema mais agradável visualmente acabou tornando-o também mais pesado. O tempo de inicialização das máquinas aumentou e a bateria do notebook costuma acabar mais rápido. 

Você pode baixar o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot aqui.

Mais do TechTudo