Por Thiago Barros; Para O TechTudo


O Facebook vai abrir seu capital em abril de 2012. De acordo com informações do The Wall Street Journal, a companhia de Mark Zuckerberg vai se tornar pública muito em breve, e com valores bem interessantes. A empresa espera angariar cerca de 10 bilhões de dólares na venda de ações, que pode transformar a rede social em uma das empresas mais valorizada da história, estimada em 100 bilhões de dólares.

Mark Zuckerberg ações do Facebook em 2012 (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Esperava-se esta atitude do Facebook faz algum tempo. Os primeiros rumores de que isso poderia acontecer surgiram ainda no primeiro trimestre deste ano, mas as conversas acabaram esfriando, novas matérias especularam que a abertura do capital poderia acontecer em setembro, porém, nada mudou. Agora, no entanto, segundo a publicação norte-americana, o processo deve andar, finalmente.

As fontes do The Wall Street Journal ressaltam, porém, que ainda deve haver algumas discussões internas para avaliar o risco e, é claro, o ambiente do mercado no ano que vem. Afinal, somente com a economia evitando a crise atual o Facebook conseguiria arrecadar o que espera e se valorizar ainda mais. Caso contrário, a estratégia pode acabar sendo um tiro no pé – como aconteceu recentemente com Groupon e LInkedin.

Com 800 milhões de usuários, sendo 500 milhões deles visitantes diários, o Facebook já está chegando ao limite de investidores para uma companhia privada, 500, e por isso pensa em tornar-se uma empresa pública no próximo ano. E caso tudo dê certo, Mark Zuckerberg pode fazer história, já que somente 13 companhias até hoje no mundo conseguiram arrecadar 10 bilhões neste processo. O Facebook seria a 14ª, mas primeira e única do ramo da tecnologia.

Mais do TechTudo