Publicidade

Por Filipe Garrett; Para O TechTudo


Segundo a Flurry, empresa dedicada em analisar dados do mercado móvel, iOS e Android são, hoje, os líderes no mercado de games móveis nos Estados Unidos. Juntas, as plataformas da Apple e do Google controlam 58% da receita do setor e passaram por cima da concorrência de sistemas dedicados aos games, como o Nintendo 3DS e o PSP da Sony.

Mercado de games portáteis (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Os números a seguir contam a história de crescentes melhorias de sistema, aprimoramento de hardware incessante e o fato de que os smartphones e tablets oferecem soluções integradas mais eficientes que os consoles portáteis tradicionais.

Há dois anos, iOS e Android dispunham apenas de 19% do mercado. Ao PSP cabia a parcela de apenas 11% da receita, e o restante (70%) ficava nas mãos do Nintendo DS. Em 2010, a dupla Apple e Google já tinha saltado para 34%, o PSP sofrera um ecolhimento, ficando com 9%, e o Nintendo DS teve sua participação diminuída para 57%.

Neste ano, Android e iOS simplesmente trocaram de posição com o Nintendo DS, assumindo 58% do mercado. O console da Nintendo ficou em segundo lugar, com 36%, e o PSP diminuiu sua participação ainda mais, ficando com apenas 6% do faturamento dos games portáteis no mercado norte-americano.

Caso queiram recuperar o espaço perdido, Nintendo e Sony precisarão reinventar o conceito de console portátil. É a promessa do PSVita, que chega no ano que vem. Mesmo assim, a concorrência tende a ser difícil com celulares que podem operar com processadores quad-core, como o recém apresentado Nvidia Tegra 3, dentre outras evoluções de hardware, e que oferecem uma gama de serviços mais completa ao consumidor.

Via Slashgear

Mais do TechTudo