Publicidade

Por Alessandro Iglesias; Para O TechTudo


Em sua passagem pela LinuxCon Brasil nesta quinta-feira (17/11), Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, reafirmou sua posição em relação ao embate entre códigos fonte abertos e fechados. “Tecnologias que mantiverem a restrição de acesso a códigos perderão no final”.

A declaração teve origem em uma pergunta a respeito da nova ferramenta de boot do Windows 8, capaz de inviabilizar a instalação de alguma distribuição Linux em dual boot. O criador ainda advoga que tanto pessoas quanto mercados desejam liberdade de escolha.

Linus Torvalds (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mesmo que um novo recurso como o Secure Boot proteja o novo sistema operacional da Microsoft contra ataques de hacking (mas somente ataques, digamos, “leves”), essa mesma propriedade anularia a possibilidade de usuários instalarem sua distribuição Linux favorita diretamente em um PC equipado com Windows 8.

Apesar deste cenário que levaria muitos fãs de códigos do tipo aberto à descrença, Torvalds se mostra otimista e acredita que a abertura para essas informações será feita em longo prazo, e modalidades como o Windows Secure Boot não passarão de um modismo.

Essas palavras ganharam ainda mais força ao serem ditas durante a LinuxCon realizada em solo brasileiro, já que em nosso país não é possível comprar jogos para iPhone legalmente devido a restrições legais impostas à Apple pelo governo. Para agravar a situação, a marca da maçã preferiu manter sua política de restrição e acesso fechado e simplesmente retirou a categoria de Jogos de sua loja online.

Via Mashable

Mais do TechTudo