Publicidade

Por Alessandro Iglesias; Para O TechTudo


Se você é fã da distribuição Linux Ubuntu e cogita comprar um Barnes & Noble Nook, o usuário do YouTube loglub postou o resultado de seu projeto junto à XDA para fazer essa distro operar com competência no tablet.

Tablet Nook com Ubuntu (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

loglub, que contou com a inspiração de demais colegas desenvolvedores, utilizou para esta modificação o Ubuntu com interface LXDE, ambiente de desktop mais leve e adequado a computadores mais básicos e, por que não, tablets. Inicializando o Ubuntu a partir de um cartão SD e acessando a área de trabalho do Nook por meio de um cliente VNC, é possível ver no vídeo o ambiente Nook atualizado com o Ubuntu, que foi instalado de maneira equivalente a realizada em um computador convencional.

Ao final do vídeo, loglub demonstra funcionalidades do LXDE Ubuntu operando de maneira satisfatória no Nook, como em o uso do terminal de códigos – frisando ser possível instalar programas por meio do comando ‘apt-get’ – e o navegador Firefox.

Apesar de ainda não haver previsão de quando loglub e colegas liberariam uma ROM que viabilizasse a fácil instalação do LXDE Ubuntu em seu Barnes & Noble Nook, este episódio é um passo importante em direção à tomada de rumo que distribuições Linux pretendem dar em 2012, a de ser mais uma alternativa de sistema operacional para dispositivos móveis.

Confira o vídeo com os passos logo abaixo (em inglês):

Mais do TechTudo