Publicidade

Por Thássius Veloso; do Tecnoblog


Parte da experiência bacana de ser ler em um tablet agora foi transportada para o iPhone. O motivo disso é que o app Flipboard ganhou uma edição para o smartphone da Apple. 

O aplicativo gratuito puxa os textos de fontes confiáveis de informação, bem como dos feeds de RSS que o proprietário fez questão de assinar a partir do Google Reader. De tão famoso e recomendado na AppStore, ele costuma ser um dos primeiros aplicativos baixados por quem compra um iPad e deseja ler notícias e artigos no tablet.

Flipboard para iPhone (Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo

No smartphone da Apple, os designers do Flipboard fizeram mudanças sutis, porém importantes para garantir a experiência de usuário. Antes, numa tela de quase 10 polegadas, eles tiveram que readaptar a experiência de leitura e navegação para uma tela de pouco menos de 4 polegadas.

A versão do aplicativo para iPhone continua social. É possível adicionar as contas de Twitter e de Facebook, a fim de acompanhar o que acontece nas redes sociais (e similares) da maneira mais agradável possível. Fotos ganham destaque, ainda mais quando estão no visor de alta densidade (comercialmente chamado de Retina Display) da Apple.

No novo Flipboard para smartphone há as Cover Stories, ou Histórias de Capa. Um algoritmo verifica o que o usuário lê e aprecia na rede, construindo um perfil de preferência. A partir daí, ele recomenda conteúdos que sejam interessantes para o usuário - sempre de veículos bastante conhecidos, como o jornal inglês The Guardian ou a revista National Geographic.

A chegada do Flipboard ao iPhone era esperada, mas demorou para acontecer. Faz algumas semanas, uma atualização no app para tablet apresentou a Conta Flipboard. Ao cria-la, o usuário enviava informações de preferência e leitura para a nuvem utilizada pelo Flipboard, a fim de sincronizar com novos dispositivos.

Só falta mesmo o Flipboard chegar ao Android.

Mais do TechTudo