Publicidade

Por Flávio Renato; Para O TechTudo


As câmeras mirroless (do inglês, sem espelho) são câmeras compactas que apresentam lentes intercambiáveis. Como o nome já sugere, não possui a presença de espelhos em sua parte mecânica.

Chamadas também de híbridas, com corpo compacto e recursos de DSLR, ela já foram motivo da queda de 35% das vendas de lentes intercambiáveis da Nikon e Canon este ano. As marcas perderam espaço no mercado para as câmeras sem espelho das fabricantes Panasonic, Olympus, Samsung e Sony.

Sony Alpha NEX3 — Foto: TechTudo

Entenda as diferenças

Nas câmeras DSLR (digital single lens reflex), há um espelho que redireciona a luz vista pela lente para o visor ótico, por onde você pode ver a imagem. Quando você pressiona o botão do obturador, o espelho fica suspenso para que a imagem atinja o sensor.

As câmeras mirrorless não têm espelhos para redirecionar a imagem para o visor ótico. A luz entra e atinge diretamente o sensor, sem passar pelo espelho. Isto significa que nas câmeras mirrorless, o sensor fica 100% exposto, você não pode mais ver a cena que quer fotografar pelo visor ótico, somente pela visor LCD ou, nas câmeras mais avançadas, através do visor EVF (electronic viewfinder).

Os EVF são como os visores óticos, mas feitos de cristal liquido embutido na câmera. O EVF mostra 100% da imagem que o sensor está registrando.

A mudança mais importante na falta do espelho é a redução considerável da câmera, comparado ao de uma SLR, com a vantagem de manter a flexibilidade das lentes intercambiáveis.

Vantagens e desvantagens

Panasonic Lumix G1 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Os modelos sem espelho mantêm a resolução de imagens próxima ou, muitas vezes, maior que o de câmeras profissionais.

Além disso, há menos ruídos pela ausência do flipping dos espelhos como os das câmeras DSLR.

As câmeras sem espelho apresentam uma estrutura capaz de proporcionar a troca de lentes, ou seja, lentes intercambiáveis, o que oferece a mesma flexibilidade das profissionais para abranger diferentes segmentos da fotografia.

Os preços dessas compactas híbridas ainda não são tão atrativos. A Nikon D90 completa, uma das mais vendidas da marca) pode ser adquirida a $1.048,00 (R$ 1938,00) na Amazon. A Nikon Nikon 1J1, câmera sem espelho da fabricante, chega a $ 748,00 (R$ 1383,00).

Existem no mercado algumas marcas que lançaram essa nova tecnologia, como a Sony com o sistema Sony Alpha NEX, a Nikon, com a linha 1 e a Samsung , com os modelos NX.

Mais do TechTudo