Publicidade

Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


O diretor Hooman Khalili tinha um projeto ambicioso: levar aos cinemas norte-americanos o primeiro filme totalmente captado pelas lentes de uma câmera de um smartphone. Assim nasceu o longa-metragem "Olive", que já foi gravado pela câmera de um Nokia N8, utilizando uma estrutura especialmente montada para o projeto.

O longa-metragem será todo capturado com o Nokia N8 (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

As câmeras dos smartphones evoluíram muito nos últimos anos. Hoje, elas possuem uma qualidade muito próxima das câmeras compactas tradicionais, podendo substituí-las em muitas ocasiões. Mas... elas são capazes de captar imagens de qualidade para um longa-metragem? Essa é a pergunta que Khalili quer responder.

Para gravar o filme, o diretor construiu um suporte para o smartphone da Nokia, onde a lente auxiliar é alinhada à lente da câmera do telefone. Toda a ação é captada pela lente do dispositivo móvel, e o diretor garante que a qualidade final do filme é próxima ao visto em filmes alternativos.

O filme conta a história de uma criança muda, que entra na vida de três pessoas: uma velha senhora solitária; um estrangeiro com dificuldades em começar a vida nos Estados Unidos; e um homem com excesso de peso. O filme vai mostrar como essa criança será capaz de mudar a vida de todos eles, sem dizer uma palavra.

O projeto foi parcialmente financiado por um ex-executivo do Facebook, Chris Kelley, mas a ideia de Hooman é que o filme seja totalmente independente. Para isso, ele adicionou o projeto do filme na Kickstarter, e tenta garantir os recursos necessários para sua promoção dentro do circuito de cinemas dos Estados Unidos.

O objetivo é fazer que este filme não apenas seja o primeiro longa filmado por uma câmera de telefone celular, mas também que seja o primeiro filme de financiamento independente a estrear em mais de 2 mil salas de cinemas no país, sem contar com o apoio de nenhum grande estúdio. Para atingir esse objetivo, ele precisa levantar o montante de US$ 300 mil.

"Olive" é estrelado por Gena Rowlands, John Scurti, Chris Maher e Ruby Alexander. Veja abaixo o trailer do filme.

Via TechCrunch.

Mais do TechTudo