Por Marlon Câmara; da Redação


Para poderem utilizar o Cydia, um mercado de aplicativos alternativo ao App Store da Apple, muitos usuários fazem o jailbreak do seu aparelho, ou seja, desbloqueiam-no para terem acesso a aplicativos não oficiais para o iPhone, iPad ou iPod Touch. Mas, muitas vezes, essa atualização pode prejudicar o funcionamento do aparelho, fazendo com que o usuário resolva retirá-lo.

Para desfazer o jailbreak do seu tablet ou smartphone, desinstalando assim o Cydia, deve-se seguir alguns passos básicos que deixam seu dispositivo como veio da fábrica, mas sem perder seus principais dados. Siga o tutorial.

Passo 1. Conecte o aparelho no seu computador através do cabo USB e abra o iTunes.

Faça a desinstalação do jailbreak pelo iTunes (Foto: Reprodução / Marlon Câmara) — Foto: TechTudo

Passo 2. Na coluna lateral esquerda, existe uma lista de dispositivos conectados. Selecione o aparelho desejado para a restauração.

Passo 3. Na janela da direita, aparecerá um resumo com as informações do dispositivo. No canto inferior direito, há um botão Sincronizar. Clique nele, para que as informações pessoais do seu aparelho sejam transferidas para o computador.

Passo 4. Aguarde a realização do backup.

Passo 5. Para confirmar que o backup foi realizado, clique com o botão direito sobre o ícone do dispositivo na coluna esquerda e selecione "Realizar backup". Assim, é garantido que seus dados serão salvos.

Passo 6. Após ter feito o backup completo, clique no botão Restaurar.

Passo 7. Quando aparecer um aviso perguntando se você quer fazer um backup dos seus dados, escolha “Não fazer backup”. Caso você não tenha seguido os passos 1 a 4, escolha a opção “Fazer backup” para salvar suas informações.

Restaure seu iPad ou iPhone às configurações de fábrica (Foto: Reprodução / Marlon Câmara) — Foto: TechTudo

Passo 8. Quando o programa perguntar se você quer mesmo fazer a restauração, clique em “Restaurar”.

Passo 9. Aguarde a restauração do seu dispositivo. Caso você não possua a versão atual do iOS, ele irá instalá-la automaticamente.

Passo 10. Após o término da restauração, o programa irá realizar a ativação. No caso do iPhone, nessa etapa, um chip de operadora válido deve estar presente no aparelho.

Passo 11. Seu aparelho está restaurado, sem o jailbreak e, consequentemente, sem o Cydia. Quando o programa perguntar se você deseja considerá-lo como um novo aparelho ou se irá usar um backup já existente, escolha a primeira opção caso queira tê-lo “zerado”, ou a segunda caso queira reaver suas informações anteriores à restauração.

Mais do TechTudo