Publicidade

Por Gustavo Ats; Para O TechTudo


O grupo Anonymous derrubou ontem (19/01) vários sites relacionados a direitos autorais através de ataques DoS como protesto contra o fechamento do Megaupload. Entre os sites derrubados estavam o site do FBI, Departamento de Justiça norte americano,  Universal Music e de vários outros órgãos ligados a propriedade intelectual do governo norte-americano.

Anonymous protesta contra fechamento do Megaupload (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

No Twitter, o grupo afirmava que os ataques foram feitos em nome da luta pela liberdade da internet, enquanto os termos “the internet strikes back” ( ou a “internet contra ataca”) #Anonymous e #Megaupload dominavam os Trending Topics. Em um post no Blog oficial do grupo, eles explicaram que o ataque foi uma forma de protesto contra o fechamento do Megaupload, incluindo a lista completa de todos os sites derrubados.

SOPA e PIPA

A prisão do líder do Megaupload coincidiu com o dia em que vários sites faziam protestos contra a aprovação do projeto de lei que quer regulamentar a Internet nos Estados Unidos. Segundo o próprio Governo Norte Americano, a prisão das pessoas relacionadas ao site de compartilhamentos não tinha qualquer ligação com os projetos de regulamentação da Internet que tramitam no congresso.

"Muitos membros do Congresso [norte-americano] já mudaram suas opiniões sobre o controverso SOPA, o ataque surpresa ao Megaupload nesta terça feira provou que os federais não precisam de SOPA ou da lei-irmã PIPA a fim de dar um golpe na Internet".

Mais do TechTudo