Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


O Facebook anunciou uma nova ferramenta de interação para os seus usuários. É um recurso que permite que você compartilhe, em tempo real, a música que você está ouvindo enquanto navega pela rede social.

O designer de produto do Facebook, Alexandre Roche, escreveu um post no blog oficial do Facebook, que informa como a nova ferramenta funciona. O recurso se baseia no princípio que a música é uma das formas mais divertidas das pessoas se comunicarem, tanto no mundo real quanto no virtual. Afinal, as pessoas estão acostumadas a ouvirem música com os amigos em um carro, ou compartilham o que estão ouvindo nas redes sociais, quando estão sozinho.

396481_10150809270916729_20531316728_10833758_1441868020_n — Foto: TechTudo

O objetivo dessa nova ferramenta musical do Facebook é tornar a experiência virtual de ouvir música algo que aproxime as pessoas. Você pode, por exemplo, ouvir com algum amigo aquilo que você está ouvindo no computador de casa. E a melhor parte é que as duas pessoas poderão ouvir a música ao mesmo tempo, em reprodução simultânea. As duas pessoas podem, se quiserem, cantar a música, cada uma em seu computador, formando um dueto virtual.

A ferramenta também permite que várias pessoas ouçam em grupo as músicas em execução, enquanto um de seus amigos atua como “DJ virtual”, comandando o setlist de músicas.

Ouvir música com amigos no Facebook (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Para ativar o novo recurso, basta que o usuário veja na barra lateral quais amigos estão ouvindo música naquele momento. Para ouvir aquilo que o seu amigo está reproduzindo, basta passar o mouse sobre o nome dele, e clicar no botão “Listen With” (ou “Ouvir Com”), e pronto. A mesma música será executada no seu computador.

Caso o seu amigo mude de música, você ouve a nova música em execução. E, se você estiver gostando do bom gosto musical dele, você pode conversar com o seu amigo no chat do Facebook, e convidar outras pessoas a ouvirem a mesma música em execução. Essa é uma forma bem interessante de se descobrir novas bandas ou artistas, e o que é melhor: com indicações de seus amigos.

O novo recurso começa a ser liberado para os mais de 800 milhões de usuários do Facebook ao longo das próximas semanas.

Aplicativo que já podem ser usados no Brasil, o Rdio dentro do Facebook.

Mais do TechTudo