Por Flavio Croffi; Para O TechTudo


A Blizzard entrou com um recurso na justiça contra a Valve, para definir qual das empresas detém os direitos autorais do termo “DotA”. O fato ocorreu depois que a Valve tentou registrar a patente sobre o nome. No entanto, a Blizzard foi notificada pelo escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos sobre a ação.

dota2 — Foto: TechTudo

A palavra surgiu há alguns anos, depois da criação de uma modificação de StarCraft e WarCraft III, em que os jogadores controlam heróis para cumprir determinadas missões. Como a palavra é utilizada e conhecida mundialmente por ser uma modificação de jogos da Blizzard, a Valve não pôde a registrar como patente.

O termo, que significa Defense of the Ancients, como originalmente utilizado pela Blizzard, vai ganhar uma versão produzida pela Valve, com o nome de DotA 2. Um fato engraçado é que quem participa do desenvolvimento do título é o IceFrog, o designer responsável pela modificação original lançada para Warcraft III e StarCraft.

Por enquanto, o jogo segue em testes fechados, e tem previsão de lançamento para este ano. Com toda essa briga pela patente, esperamos que nenhum dos títulos que tenham o nome “DotA” tenham problemas com os seus lançamentos.

Via Joystiq

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Mais do TechTudo