Por Igor Gomes; Para O TechTudo


Os turistas que vierem passar o carnaval no Rio de Janeiro podem contar com uma ótima ferramenta para aproveitar as melhores festas. A prefeitura da cidade lançou o Guia do Rio para iOS e Android. O aplicativo foi desenvolvido para não precisar usar a conexão de internet, trazendo informações sobre pontos turísticos, programação, serviços e hospedagem da cidade a qualquer hora, sem gastar seu pacote de dados.

O Rio Guia oficial é bem intuitivo, e vem com toda a programação dos blocos carnavalescos que desfilam pela a cidade, informando a data, hora e o percurso. Caso o folião se interesse por algum bloco, o aplicativo pode avisar uma hora antes do início da concentração. A programação dos desfiles de todas as escolas de samba, do grupo E ao grupo especial, também estão no guia. E há ainda informações sobre a programação de bailes, da Cidade do Samba e do Terreirão do Samba.

Guia Rio informa a programação dos blocos e dos desfiles das escolas de samba (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Guia Rio dá estimativa de quanto custará viagem de táxi (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Além das informações sobre o carnaval, o guia contém dados sobre como o turista pode se movimentar pela cidade. A partir da localização do usuário e do destino desejado, o aplicativo informa quais linhas de ônibus pegar e traça, inclusive, uma estimativa de quanto custará a viagem em reais, caso seja utilizado um táxi. Um mapa informa as estações de metrô da cidade e as integrações com ônibus e trens.

O aplicativo também pode dar indicações de restaurantes, bares e lanchonetes, assim como de hotéis, albergues e pousadas da cidade. Em caso de emergência, há uma opção que exibe telefones úteis como o do grupamento de apoio ao turista, delegacias, ambulâncias e do corpo de bombeiros.

O Guia Rio é gratuito para iPods e iPhones com iOS 3.2, ou superior, e celulares com Android 2.1 ou mais recentes. Usuários Android podem baixar o aplicativo através dos QR Codes impressos nos cartazes da Secretaria de Turismo, espalhados pela cidade. A versão para iPad será lançada em março.

Mais do TechTudo