Por Thiago Barros; Para O TechTudo


Para você, quem foi a personalidade do ano passado de 2011? A cantora Adele? O presidente Barack Obama? O jogador de basquete Jeremy Lin? O craque do futebol Lionel Messi? Para os eleitores da votação popular da famosa lista feita anualmente pela revista “Time”, dos Estados Unidos, nenhum deles. Em resultado um tanto quanto surpreendente, o grupo hackitivista Anonymous foi eleito pelo público “a cara de 2011″.

Anonymous liderou votação popular para personalidade do ano de 2011 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Este título já foi de Mahatma Gandhi, Rainha Elisabeth II, Barack Obama e, mais recentemente, Mark Zuckerberg. Caso a decisão do público seja levada em consideração pelo juri, que dá a palavra final sobre o ranking, o topo da lista pode ter um rosto bastante diferente do habitual. Uma face coberta pela tradicional máscara de Guy Fawkes.

A expressiva votação favorável ao grupo de hackers, com quase 396 mil votos, levantou polêmicas. Há sites especializados em tecnologia, como o Mashable, que acreditam que a eleição foi forjada por fãs da Anonymous. Afinal, o número de votos cresceu de 14 mil por hora na última semana para 380 mil nos dias finais da eleição. A organização, no entanto, considerou como “besteira” estes argumentos, lembrando que somente o seu perfil no Twitter tem mais de meio milhão de seguidores.

Surgido em 2008, o grupo Anonymous ficou famoso ao promover diversas ações que, segundo eles, têm o objetivo de promover a liberdade de expressão na Internet. Entre os ataques mais famosos liderados pelos hackitivista estão a derrubada de servidores como do PayPal e da Sony, além da divulgação de dados importantes de grandes empresas e de políticos de todo o mundo.

Diversos supostos integrantes da entidade foram presos em todo o mundo, porém a Anonymous, que se descreve como “uma legião que não perdoa” continua firme e forte. Se ela vai estampar a capa edição do próximo dia 17 de abril da Revista Time, como a personalidade do ano, ainda não se sabe. Caso isso realmente aconteça, poderá ser considerado mais um duro golpe da Anonymous ao “sistema”. Confira a lista completa das personalidades de 2011 da revista americana.

Via Time

Mais do TechTudo