Por Thiago Barros; Para O TechTudo


A guerra entre Google e Facebook promete ter um novo capítulo em breve. Mark Zuckerberg está disposto a criar um novo sistema de buscas em sua rede social. A ideia é fazer com que os internautas busquem os conteúdos publicados por amigos ou até desconhecidos. Esta seria uma forma de criar um grande concorrente para o principal serviço do Google: o buscador. Um belo contra-ataque, já que o Google criou o Plus para tentar “invadir a praia” do Facebook nas redes sociais.

Facebook investe em um concorrente para o site de buscas do Google (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Para comandar o projeto, o engenheiro Lars Rasmussen, que trabalhava no Google, foi  contratado pelo Facebook com um grupo de mais 25 pessoas, de acordo com informações do canal de televisão Bloomberg.

A ideia da rede social é simples: torná-la muito mais útil do que “apenas” um local para os usuários entrarem em contato com os amigos. Os rumores de um novo sistema de buscas, criado pelo Facebook, são antigos, porém ganham mais força agora. De acordo com o Bloomberg, a equipe já desenvolve alguns modelos de como o site pode implantar este novo serviço.

Uma característica interessante é a capacidade de organizar o conteúdo relacionando-o ao número de vezes que ele foi curtido ou compartilhado. Ou seja, seria uma forma de “humanizar” a busca por um determinado tipo de assunto na Internet.

O número de informações relevantes compartilhadas no Facebook é enorme e a companhia quer se aproveitar disso de alguma maneira. Nada melhor, portanto, do que além de oferecer um serviço útil e diferenciado aos seus clientes, ainda entrar forte em um dos ramos que seu grande concorrente domina o mercado.

Mais do TechTudo