Publicidade

Por Rafael Silva; do Tecnoblog


Um desenvolvedor brasileiro modificou o seu iPhone 4S com um objetivo nobre: fazer o assistente virtual Siri, presente apenas nessa versão do aparelho, conseguir entender e responder perguntas em português. O responsável pela façanha foi o paranaense João Reichert, que mostrou o resultado em um vídeo no YouTube.

Siri em Português (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Segundo Reichert, ele usou um servidor proxy e a API do Google Translator para atingir seu objetivo. Ele não diz, no entanto, se a modificação será lançada publicamente.

Essa não é a primeira vez que o assistente virtual Siri entende português de forma extraoficial. Pedro Franceschi, também desenvolvedor da plataforma, mostrou que isso era possível no final do ano passado. Mas diferentemente da modificação de Reichert, no hack de Pedro o assistente respondia em português apenas no texto.

Outro detalhe fica por conta da legalidade do processo. Franceschi usou recursos de uma empresa chamada Nuance, que criou um aplicativo de reconhecimento de voz chamado Dragon Dictation (a mesma tecnologia usada no Siri, oficialmente). Ao saber da modificação, a empresa ameaçou o brasileiro por quebra de patente. Já na atual modificação de Reichert, existe a chance do Google revogar a licença da API. Ainda assim, ambos os casos servem como prova de como o assistente deve funcionar quando ele finalmente receber o suporte oficial da Apple.


Via Tecnoblog.

Mais do TechTudo