Por Thiago Barros; Para O TechTudo


O holograma do rapper Tupac Shakur, na apresentação de Snoop Dogg e Dr. Dre no Festival de Música americano Coachella, se tornou um dos assuntos mais comentados não só no mundo do hip-hop, como também no da tecnologia. E nesta quarta-feira, finalmente, os mistérios por trás do truque foram revelados. Uma ilustração feita por Roxanne Palmer para o “International Business Times” mostrou como um projetor, uma superfície reflexiva e uma tela transparente criaram o "2Pac" virtual no último domingo.

O segredo para a apresentação do Tupac foi revelado com esta ilustração (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A fonte do desenho foi o registro de patente número 5,865,519 dos Estados Unidos, nomeado como “Dispositivo para mostrar imagens em movimento no fundo de um palco”, registrado pela Musion Systems Ltd. A ilustração mostra exatamente como a “ilusão” foi criada. Na parte superior foi colocado um projetor, de onde saía a imagem. Na mesma altura do palco, virada para o projetor, uma espécie de espelho refletia o desenho para um pano praticamente transparente, onde o resultado final era exibido.

A montagem dos dispositivos tinha que ser perfeita, com um ângulo de exatos 45 graus, pois só assim as pessoas no local e as que estavam assistindo pela televisão “não perceberiam” a presença deste pano, deixando a apresentação ainda mais real. Quando Snoop Dogg aparece ao lado de 2Pac para cantar a música “2 of America’s Most Wanted”, o cantor, na verdade, passou por trás do pano e se dirigiu à frente dele.

O sucesso do holograma, criado pela Digital Domain Media Group, foi tão grande que Snoop e Dr. Dre estão planejando levá-lo para uma turnê a partir do meio do ano, contando também com a participação dos outros artistas que participaram do show no Coachella, como 50 Cent, Eminem e Wiz Khalifa, uma grande notícia, para os fãs do hip-hop. E há até quem diga que esta nova tendência pode se tornar mania para “recriar” ídolos do passado que já faleceram, como Michael Jackson, Notorious B.I.G., Marvin Gaye, Jimi Hendrix, entre outros. Será?

Reveja a histórica apresentação de 2Pac no Coachella abaixo:

Via Daily Dot

Mais do TechTudo