Por Ramon Cardoso; Para O TechTudo


Saber o endereço IP do roteador da rede é importante, principalmente para quem precisa fazer algum ajustes na configuração do aparelho. Normalmente, esses dispositivos são responsáveis pelo acesso à Internet e utilizam uma interface de configuração que pode ser acessada em qualquer navegador usando um usuário e senha. Ou seja, é por meio do endereço de IP que você pode acessar as configurações da sua rede e habilitar diferentes recursos, como alterar a senha do Wi-Fi.

Basicamente, existem duas formas de descobrir o IP do roteador: usando as propriedades da conexão e pelo Prompt de Comando. Veja a seguir como proceder em cada uma das opções, independente do modelo de roteador utilizado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Descobrindo o IP do roteador usando as propriedades da conexão local

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no ícone da conexão de rede do Windows. No menu que aparece, clique na opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

Acessando a Central de Rede e Compartilhamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/E) — Foto: TechTudo

Passo 2. Na janela “Central de Rede e Compartilhamento”, clique na conexão de rede que está ligada a Internet.

Clicando na conexão da rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 3. Será exibida uma pequena janela com o status da conexão de rede. Nela, clique no botão “Detalhes…”. Na outra janela que aparecer, o endereço IP do roteador estará no item “Gateway Padrão”.

Visualizando o gateway padrão da rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Descobrindo o IP do roteador usando Prompt de comando

Passo 1. Clique com o botão direito sobre o botão Iniciar ou Pressione as teclas" Windows" + "x". No menu que aparece, clique na opção “Prompt de Comando”.

Acessando o Prompt de Comando do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 2. No Prompt de Comando, digite o "ipconfig" e dê enter. Nas informações resultantes, o endereço IP do roteador estará no item “Gateway Padrão”.

Visualizando o gateway padrão no Prompt de Comando do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Agora que você já sabe o endereço IP do seu roteador, abra o navegador, digite a informação na barra de endereços do seu navegador, e pressione “Enter”. Você também precisará de um nome de usuário e senha. Caso desconheça esses dados, consulte o manual do aparelho ou veja as senhas e nomes de usuário padrão dos principais roteadores.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo