Por Felippe Fogli; Para O TechTudo


A cidade de Monmouth, no País de Gales, tornou-se a primeira cidade do mundo integrada com a Wikipédia. O Monmouthpedia, lançado oficialmente no último sábado (19/05), promoveu a instalação de placas com QR Codes em diversos locais para que os visitantes pudessem abrir os artigos correspondentes em vários idiomas na enciclopédia livre.

Monmouthpedia cria integração entre locais da cidade e a Wikipédia (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Foram necessários seis meses para que o projeto começasse a se tornar realidade. O conceito basicamente girou em torno da instalação de uma cobertura Wi-Fi por toda a cidade, além da criação dos textos explicativos e traduções com a ajuda dos moradores e voluntários.

QR Codes são impressos em placas de cerâmica (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Mais de 200 empresas, diversas universidades, escolas e grupos comunitários participam do projeto atualmente, ao lado dos museus e instituições parceiras da Wikipédia. A cidade já conta com mais de mil QR Codes em localidades diferentes, impressos em placas de cerâmica.

O líder e idealizador da Monmouthpedia, John Cummings, explica que iniciou o conceito porque acredita que o conhecimento pode ajudar a contextualizar as pessoas, permitindo que elas apreciem melhor as coisas ao redor. 

Sob o ponto de vista prático, a integração tecnológica e colaborativa visa contribuir para a atualização rápida e constante de conteúdo, ao contrário do que ocorre com guias e mapas tradicionais.

Mais do TechTudo