Publicidade

Por Flávio Renato; Para O TechTudo


Bulk ink é um sistema contínuo de tintas, também conhecido pelos nomes bulk inkjet, kit bulk ou simplesmente bulk. O recurso substitui os cartuchos originais das impressoras a jato de tinta e pode ser adaptado em algumas impressoras.

Esse sistema de tintas funciona através de reservatórios maiores (contendo cerca de 100mL de cada cor) e se conecta às cabeças de impressão através de mangueiras. Os usuários podem encher os reservatórios por meio de pequenas garrafas com tinta, sem precisar usar seringas.

Bulk ink — Foto: TechTudo

Uma das principais vantagens desse sistema é o custo de impressão por página, que fica cerca de 95% menor do que os cartuchos originais. Além disso, a diminuição na produção de resíduos também é menor. A adoção do sistema de bulk evita o lançamento de cartuchos e embalagens ao meio ambiente. A impressão uniforme é outro ponto interessante. Milhares de cópias são geradas com a mesma qualidade.

thumb bulk_TX125 (Foto: thumb bulk_TX125) — Foto: TechTudo

Por outro lado, o usuário fica impedido de utilizar a opção “rascunho” para economizar e deixar a impressão mais rápida. Com o bulk ink, é preciso definir a qualidade de impressão para "Texto e Imagem" ou "Foto". O processo de impressão ficará mais lento, no entanto, a qualidade será melhor.

A recomendação de uso do bulk ink é para uma média de impressão de 10 ou mais páginas por dia. Uma dica: o usuário desse sistema deve atentar-se na hora de comprar as tintas. Tintas de má qualidade danificam e podem entupir as cabeças de impressões, bem como podem deteriorar algumas peças da impressora.

Mais do TechTudo