Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O Download (baixar, em uma tradução simples) é um termo que corresponde à ação de transferir dados de um computador remoto para um computador local. Essa cópia de arquivos pode ser feita tanto a partir de servidores dedicados (como FTP, por exemplo), quanto pelo simples acesso a uma página da Internet no navegador.

download01 (Foto: download01) — Foto: TechTudo

Tecnicamente a maior parte do tempo que um usuário está na Internet ou navegando pelo celular, ele está fazendo download, já que quando o mesmo acessa uma página ele está na verdade baixando-a para o seu computador.

Mas a palavra download é comumente usada como sinônimo do ato de cópia arquivos de um servidor na Internet para um computador local, o que normalmente ocorre quando o navegador não consegue abrir um arquivo (como um arquivo executável, por exemplo) e disponibiliza ao usuário a opção para que salve o mesmo localmente.

Infelizmente nos últimos anos tornou-se perigoso fazer download de arquivos por causa da enorme quantidade de arquivos maliciosos que circulam pela Internet e isso tem obrigado os usuários da grande rede a serem mais cuidadosos na hora de baixar algo. Em contrapartida, está se tornado cada dia mais comum empresas de software colocando a entrega de seus produtos a partir de downloads, já existindo até mesmo “lojas” para isso, vide o caso da AppStore da Apple e Android com o Google Play do Google.

Mais do TechTudo