Por Aline Jesus; Para O TechTudo


A briga pelas patentes de smartphones fez a primeira vítima na Alemanha: a Motorola. Os aparelhos com Android da companhia estão banidos do país por “quebrarem propriedade intelectual” da Microsoft. A decisão foi anunciada pela The Mannheim Regional Court. A patente em questão, EP0618540, refere-se à indexação de nomes de arquivos.

Smartphones da Motorola não podem mais ser vendidos na Alemanha (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A Microsoft comemorou a decisão, já que o caso vem se arrastando desde maio. Esta é a terceira vitória da dona do Windows sobre o Google nos últimos meses.

Mas a briga ainda está longe de ser encerrada. A patente em questão vai expirar no início de 2014 e, por isso, a Motorola Mobility já anunciou que recorrerá à sentença alemã. Além dos duelos na justiça da Alemanha, as duas companhias brigam ainda em cortes dos Estados Unidos, do Reino Unido e outros países.

Entre os aparelhos que estão banidos das lojas germânicas estão os principais lançamentos da Motorola Mobility, como o Atrix, o Razr e o Razr Maxx. O vice-presidente corporativo da Microsoft, David Howard, emitiu uma nota oficial sobre o caso dizendo que a decisão judicial comprova que houve uma quebra de propriedade intelectual. “A longo prazo, se a Motorola quiser vender seus aparelhos no mercado alemão, vai ter que comprar os direitos da tecnologia ou então parar de usar qualquer tipo de tecnologia que esteja coberta nas nossas patentes”, comentou.

Via The Verge.

Mais do TechTudo