Por Paulo Higa; do Tecnoblog


Firefox OS: este é o novo nome do sistema operacional para smartphones desenvolvido pela Mozilla. No anúncio, realizado no blog oficial nesta segunda-feira (2), a empresa revelou o novo nome e divulgou as principais empresas que apoiam o projeto, dentre elas o grupo Telefônica, que controla as atividades da Vivo, operadora responsável por trazer os primeiros smartphones com o sistema ao Brasil.

Firefox OS, instalado em um Galaxy S II (Foto: Juliana de Sousa/TechTudo) — Foto: TechTudo

De acordo com a Mozilla, os primeiros celulares com Firefox OS serão produzidos pela Alcatel e pela ZTE e terão processadores Snapdragon, da Qualcomm.

Em entrevista ao TechTudo, a Mozilla mostrou um protótipo do antigo Boot to Gecko rodando em um smartphone Nexus S, mas não espere configurações de hardware impressionantes: o foco do sistema são os aparelhos de entrada e as fabricantes pretendem lançar os celulares inicialmente nos mercados em desenvolvimento.

O Firefox OS é um novo sistema baseado em tecnologias amplamente utilizadas na internet, como HTML5, CSS e JavaScript. Ele estará presente, de acordo com a Mozilla, em “smartphones desenvolvidos inteiramente com padrões abertos da web, em que todos os recursos do dispositivo podem ser desenvolvidos como aplicativos HTML5”.

A nova plataforma móvel da Mozilla pode ser uma boa alternativa aos smartphones de baixo custo com Android, que muitas vezes possuem problemas de desempenho. “O lançamento de um sistema operacional móvel aberto continua com a missão da Mozilla em promover a inovação, liberdade e oportunidade na web para usuários e desenvolvedores”, disse o CEO da Mozilla, Gary Kovacs. “Como bilhões de usuários devem acessar a internet pela primeira vez nos próximos anos, é importante proporcionar uma experiência interessante em smartphones acessíveis”, completou.

O Brasil terá prioridade no lançamento: a expectativa é que os primeiros celulares da plataforma cheguem ao mercado no início de 2013, pela Vivo. Além da Telefônica, as empresas Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint e Telenor apoiam o Firefox OS. A Telecom Italia, que controla a TIM no Brasil, também é uma das parceiras da Mozilla, mas a operadora ainda não divulgou publicamente seus planos para o Firefox OS.

Mais do TechTudo