Por Ramon Cardoso; Para O TechTudo


Nesta dica, mostraremos como criar um sumário automático no Word 2007. Esta pode ser uma ajuda muito bem-vinda para pessoas que estão fazendo monografias, ou simplesmente desejam formatar grandes documentos de texto no editor de textos da Microsoft.

Como criar índices automáticos no Word — Foto: TechTudo

Passo 1. Antes de criar o índice, precisamos definir as opções de formatação dos títulos. Para isso, clique na guia “Início” e, dentro do grupo “Estilo”, clique na seta correspondente à opção “Mais”, como mostra a imagem abaixo;

Localizando as opções de títulos — Foto: TechTudo

Passo 2. Em seguida, clique com o botão direito sobre o título desejado (título 1, título 2, título 3) e selecione a opção “Modificar”.

Acessando a tela de formatação de títulos — Foto: TechTudo

Passo 3. Na tela seguinte, escolha a fonte desejada, o tamanho e a cor da letra. Se desejar, clique no botão “Formatar”, no canto inferior esquerdo, para exibir outras opções de formatação (espaçamento, estilo de numeração, parágrafo etc.);

Formatando o estilo dos títulos — Foto: TechTudo

Passo 4. Agora que você já definiu as opções de cada estilo de título, é hora de marcar os títulos do documento. Para isso, basta selecioná-los e escolher o estilo de título correspondente.

Ex.: títulos com um nível (1) serão marcados como “Título 1”. Títulos com 2 níveis (1.1) serão marcados como “Título 2”. Títulos com 3 níveis (1.1.1) serão marcados como “Título 3”, e assim por diante.

Título de 1 nível marcado como Título 1 — Foto: TechTudo

Passo 5. Depois de relacionar todos os títulos e subtítulos do documento aos seus respectivos estilos de formatação, escolha o local em que entrará o sumário, ou crie uma página em branco no início do documento;

Passo 6. Em seguida, clique na guia “Referências” e, no canto esquerdo, selecione a opção “Sumário”;

Escolhendo a opção de sumário automático — Foto: TechTudo

Passo 7. Escolha uma opção de sumário automático entre os diferentes estilos disponíveis e aguarde enquanto o Word cria o índice do documento para você.

Sumário automático criado pelo Word — Foto: TechTudo

Pronto! Agora você não precisa perder mais várias horas criando manualmente gigantescos índices para os seus documentos. Basta definir as formatações desejadas, identificar os títulos nos textos e escolher uma opção de sumário para que o Word crie um índice automático para você.

Mais do TechTudo