O TechTudo preparou esse tutorial para mostrar como instalar o GWoffice no Ubuntu, esse programa permite trabalhar com os documentos do Google Docs (atual GDrive) de modo offline no Ubuntu. Com ele fica fåcil trabalhar documentos do GDrive sem ter que ficar conectado. Depois de editar os arquivos, é só sincronizå-los com o serviço do Google.
Passo 1. Clique no Ăcone de engrenagem no canto superior direito da tela;
Passo 2. No menu que aparece, escolha a opção âAtualizaçÔes disponĂveisâŠâ;
Selecionando 'AtualizaçÔes disponĂveis' no menu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 3. Quando a tela aparecer, clique no botĂŁo âConfiguraçÔesâŠâ;
Passo 4. Na tela âCanais de Softwareâ, clique na aba âOutro softwareâ;
Passo 5. Clique no botĂŁo âAdicionarâŠâ;
Clicando em 'Adicionar...' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 6. Na prĂłxima tela digite âppa:tombeckmann/ppaâ (sem as aspas) na caixa de texto e confirme clicando no botĂŁo âAdicionar Fonteâ;
Adicionando uma fonte de software (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 7. SerĂĄ pedido a senha de administrador, digite-a e confirme clicando em âAutenticarâ;
Autorizando com a senha de administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 8. De volta a tela do Gerenciador de atualizaçÔes, clique em âVerificarâ e aguarde atĂ© o programa terminar de baixar as informaçÔes de pacotes. No final, Clique em âFecharâ para sair do programa;
Clicando em 'Verificar' para completar o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 9. Na barra de atalho do Ubuntu, clique na opção âCentral de programas do Ubuntu";
Acessando a central e programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 10. Dentro do programa, digite âgwofficeâ na caixa de pesquisa que fica no canto superior direito da tela;
Passo 11. Ao passar o mouse sobre o nome do programa encontrado na busca aparecerĂĄ um botĂŁo âInstalarâ, Clique nele para iniciar a instalação;
Clicando em 'Instalar' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 12. Novamente serĂĄ pedida a senha de administrador, digite-a e confirme clicando em âAutenticarâ. Terminado o processo, feche a Central de programas do Ubuntu;
Passo 13. Para iniciar o programa instalado, vĂĄ ao seu Dash e procure por gwoffice;
Procurando o programa para executĂĄ-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Passo 14. Ao abrir o GWoffice, serĂĄ solicitado login e senha do Google, digite e confirme clicando em âConnectâ. Se quiser guardar a senha, clique em âSave Passwordâ antes de conectar.
Digitando os dados para o programa acessar o GDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) â Foto: TechTudo
Agora Ă© sĂł começar a criar/editar seus documentos. Para procurar por documentos salvos no Google Drive, clique no Ăcone da pastinha, no canto superior direito e procure o documento que quiser. Ă importante lembrar que a aplicação sĂł consegue abrir e visualizar os documentos que estĂŁo salvos no GDrive, ou seja, qualquer outro arquivos que nĂŁo seja documento (ou que esteja salvo em alguma extensĂŁo nĂŁo suportada pelo serviço do Google), nĂŁo serĂĄ aberto nem visualizado.