Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O TechTudo preparou esse tutorial para mostrar como instalar o GWoffice no Ubuntu, esse programa permite trabalhar com os documentos do Google Docs (atual GDrive) de modo offline no Ubuntu. Com ele fica fåcil trabalhar documentos do GDrive sem ter que ficar conectado. Depois de editar os arquivos, é só sincronizå-los com o serviço do Google.

Passo 1. Clique no Ă­cone de engrenagem no canto superior direito da tela;

Passo 2. No menu que aparece, escolha a opção “AtualizaçÔes disponĂ­veis
”;

Selecionando 'AtualizaçÔes disponĂ­veis' no menu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 3. Quando a tela aparecer, clique no botĂŁo “ConfiguraçÔes
”;

Passo 4. Na tela “Canais de Software”, clique na aba “Outro software”;

Passo 5. Clique no botão “Adicionar
”;

Clicando em 'Adicionar...' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 6. Na próxima tela digite “ppa:tombeckmann/ppa” (sem as aspas) na caixa de texto e confirme clicando no botão “Adicionar Fonte”;

Adicionando uma fonte de software (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 7. Será pedido a senha de administrador, digite-a e confirme clicando em “Autenticar”;

Autorizando com a senha de administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 8. De volta a tela do Gerenciador de atualizaçÔes, clique em “Verificar” e aguarde atĂ© o programa terminar de baixar as informaçÔes de pacotes. No final, Clique em “Fechar” para sair do programa;

Clicando em 'Verificar' para completar o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 9. Na barra de atalho do Ubuntu, clique na opção “Central de programas do Ubuntu";

Acessando a central e programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 10. Dentro do programa, digite “gwoffice” na caixa de pesquisa que fica no canto superior direito da tela;

Passo 11. Ao passar o mouse sobre o nome do programa encontrado na busca aparecerá um botão “Instalar”, Clique nele para iniciar a instalação;

Clicando em 'Instalar' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 12. Novamente será pedida a senha de administrador, digite-a e confirme clicando em “Autenticar”. Terminado o processo, feche a Central de programas do Ubuntu;

Passo 13. Para iniciar o programa instalado, vĂĄ ao seu Dash e procure por gwoffice;

Procurando o programa para executá-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 14. Ao abrir o GWoffice, será solicitado login e senha do Google, digite e confirme clicando em “Connect”. Se quiser guardar a senha, clique em “Save Password” antes de conectar.

Digitando os dados para o programa acessar o GDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Agora Ă© sĂł começar a criar/editar seus documentos. Para procurar por documentos salvos no Google Drive, clique no Ă­cone da pastinha, no canto superior direito e procure o documento que quiser. É importante lembrar que a aplicação sĂł consegue abrir e visualizar os documentos que estĂŁo salvos no GDrive, ou seja, qualquer outro arquivos que nĂŁo seja documento (ou que esteja salvo em alguma extensĂŁo nĂŁo suportada pelo serviço do Google), nĂŁo serĂĄ aberto nem visualizado.

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