Por Arthur Figueiredo; Para O TechTudo


Uma das mais interessantes demonstrações recentes da tecnologia de realidade aumentada foi criada por um jogador que queria apenas uma companhia para passear e conversar. Um jovem japonês, fã de tecnologia, ligou os sensores do Kinect a um par de óculos com tela, capazes de sobrepor a imagem de objetos virtuais no “mundo real”. Com isto, ele criou uma namorada virtual, capaz de acompanhá-lo e interagir com ele.

Hatsune Miku, namorada virtual (Foto: Reprodução / YouTube) — Foto: TechTudo

O nome dela é Hatsune Miku, e ela faz parte de um popular aplicativo de sintetização de voz japonês, o Vocaloid. No vídeo que você confere abaixo, Hatsune parece ter vontade própria, andando na direção do seu “namorado” e dançando no parque ao ouvir música. Como a tecnologia é baseada em óculos e captura de movimento, ela permite simular toques diretos.

Hatsune gosta de receber carinho na cabeça, e reage com um sorriso. Mas toques inapropriados são reprovados. Se trata de uma demonstração da tecnologia, e podemos ver que nem personagens virtuais gostam de levar tapas ou de mãos bobas.

Há vários movimentos possíveis, mas o mais impressionante é a integração de Hatsune aos diferentes cenários, que inclui até uma esperta sombra no chão, para aumentar o realismo. O sistema é tão inteligente que, mesmo sendo uma imagem projetada, ela consegue, por exemplo, se esconder atrás de uma árvore.

Há muitas possibilidades para a tecnologia, como animais de estimação virtuais. Em breve veremos nas ruas, em gadgets como o Google Glass. Assista ao vídeo:

Mais do TechTudo