Publicidade

Por Teresa Furtado; Para O TechTudo


O editor de vídeos do YouTube é um recurso gratuito oferecido para os usuários do serviço de mídias, que simplifica o trabalho feito por softwares avançados e caros como Adobe Première ou Final Cut.  A função serve principalmente para os vídeos caseiros ou experimentais, que não exigem todos recursos mais avançados. Veja como editar seus vídeos no maior portal de vídeo da web, neste tutorial.

youtube (Foto: Divulgação/YouTube) — Foto: TechTudo

Editor do Youtube

O editor de vídeos do Youtube não é muito diferente de outros softwares do gênero. Claro, ele é apenas mais simplificado. Vamos checar sua estrutura: à esquerda estarão todos os filmes que você publicou no site; à direita, um player; e na parte inferior da tela, a timeline.

interface — Foto: TechTudo

Vídeos

Você poderá inserir vídeos próprios na timeline. Para isso, você deverá arrastar os que tem disponível em sua conta para a linha abaixo. Não adianta querer utilizar um vídeo de terceiros que não possui licença para uso, pois o YouTube não permitirá sua inserção.

Se desejar utilizar um vídeo de terceiros, ele terá que possuir uma licença do tipo Creative Commons e você poderá acessar o material disponível pelo menu CC.

cc — Foto: TechTudo

Áudio

Assim como os vídeos permitidos a se usar são os próprios ou os que possuem licença do tipo Creative Commons, os arquivos em áudio que poderão ser usados, funcionam da mesma forma. Vá até o menu que apresenta um ícone musical e busque o que deseja usar.

audio — Foto: TechTudo

Se a sua pesquisa retornou com muitos resultados, basta utilizar os menus ao lado do campo de busca para filtrá-los por gênero ou artista. Ao encontrar o desejado, arraste-o para a linha de áudio.

audio2 — Foto: TechTudo

Transições

Para que seu vídeo tenha um tom mais linear, será necessário acrescentar transições entre os quadros (vídeos). Entre no menu referente (o do o ícone com os triângulos invertidos), escolha o efeito desejado e o arrastre para o campo entre os quadros disponíveis.

transicao — Foto: TechTudo

Texto

Há duas formas de inserir textos nele: a primeira é indo até o menu referente (o de ícone com a letra A) e criando um novo quadro para inserir sua sentença. Você poderá escolher o tamanho e a cor do que aparecerá na tela.

texto — Foto: TechTudo

texto2 — Foto: TechTudo

A segunda forma é passar o mouse por cima dos vídeos da timeline e buscar pelo ícone de texto (igual ao do menu). Você poderá mudar as mesmas coisas, porém a diferença, é que nesse caso, o trecho aparecerá em frente ao filme e não entre quadros.

texto3 — Foto: TechTudo

Efeitos

Como nem sempre os filmes que fazemos ficam bons, ele oferece alguns efeitos para deixá-los com uma cara mais profissional. Esses recursos estão disponíveis pelo ícone de varinha mágica (aparecerá quando passar o mouse por cima do vídeo). Ao clicar nele, abrirá uma nova tela na qual você pode ajustar brilho, contraste, mudar para preto e branco, estabilizar ou clicar em Estou com sorte para ver o que ele apresenta.

efeitos — Foto: TechTudo

Publicando

Ao finalizar todas as edições, assista ao vídeo pronto pelo seu player. Mude o nome do projeto e clique em Publicar se estiver tudo certo. O vídeo será publicado em seu canal do YouTube.

finalizar (Foto: finalizar) — Foto: TechTudo

Como resolver problema com flash no YouTube? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo