Por Diego Borges; da Redação


Para os amantes do futebol, uma boa notícia: PES 2013 finalmente chegou às lojas de todo o Brasil. As versões para Xbox 360 e PlayStation 3 custam R$179,90. Já a versão para PCs tem o valor de R$ 99,90. O game possui menus totalmente em português e conta com a narração de Sílvio Luiz e comentários de Mauro Beting. Confira as primeiras impressões do jogo:

Capa de PES 2013 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

A jogabilidade evoluiu

Um dos principais problemas em relação à versão anterior recebeu melhorias consideráveis. A jogabilidade do game está mais real do que PES 2012. Assim como em Fifa 13, o domínio de bola não está tão artificial, fazendo com que jogadores com menos habilidades não tenham o domínio completo da bola. Passes mais fortes também resultam em dominadas não tão perfeitas da bola, portanto, tenha paciência e cautela na hora de armar um contra-ataque.

A movimentação de PES 2013 também ficou mais real. Os jogadores possuem mais agilidade, mas ao mesmo tempo estão menos velozes. Em outras palavras, eles não correm tanto quanto antes, porém, em compensação, os dribles e outras jogadas individuais são executados com mais velocidade.

Ainda sobre os dribles, eles funcionam de uma forma muito similar a Fifa 13. Pressionando o botão R2 (PS3) ou RT (Xbox 360) e movimentando os direcionais analógicos, você executa uma determinada finta. Claro que isso varia muito de acordo com a habilidade do jogador. O ideal é utilizar atletas como Cristiano Ronaldo e Messi para ter uma noção de como as coisas estão funcionando.

Clubes brasileiros estarão na segunda versão demo de PES 2013 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Gráficos agradáveis e jogadores desconhecidos

O visual de PES continua sendo o melhor do gênero. Além de estádio famosos - como Morumbi e Vila Belmiro - muito bem reproduzidos, os jogadores também contam com uniformes idênticos aos da vida real e expressões faciais convincentes.

Entretanto, esse capricho foi adotado apenas para jogadores mais conhecidos. Grande parte dos atletas do Brasil, por exemplo, não possuem qualquer semelhança com os jogadores de verdade. E não pense que isso só afeta aos menos populares, muito pelo contrário, jogadores conhecidos também sofrem com isso, como Andrezinho, do Botafogo e o goleiro Cássio, do Corinthians.

Assim como em Fifa 13, Fábio Ferreira perdeu seu famoso penteado (Foto: Reprodução TechTudo) — Foto: TechTudo

Partidas online já estão bombando

Mesmo tendo sido lançado hoje, 28, já é possível notar uma grande movimentação de jogadores brasileiros nos modos online de PES 2013. Além das partidas ranquedas, os torneios online já estão repletos de clubes nacionais disputando um verdadeiro Brasileirão virtual.

Pena que esses mesmos clubes ainda estejam bem desatualizados. O Santos, por exemplo, ainda conta com Paulo Henrique Ganso no time titular, e o Internacional tem Oscar como atleta - para a felicidade dos colorados. Entretanto, a Konami já anunciou que em breve disponibilizará uma atualização para o game, da mesma forma em que a Libertadores foi atualizada em 2012.

saiba mais Mais de 2 milhões de downloads na demo de FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: Mais de 2 milhões de downloads na demo de FIFA 13 (Foto: Divulgação))Review: Fifa 13 inova pouco, mas o bastante para seguir no topo
Neymar dança Ai se eu te Pego em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)Aprenda a fazer a dança 'Ai se eu te Pego' em Fifa 13 

Mais do TechTudo