Publicidade

Por Julio Monteiro; Para O TechTudo


O fotógrafo de San Diego, Estados Unidos, Robert Benson fez massivas modificações em sua câmera Canon 5D Mark II para que esta pudesse funcionar com qualquer lente da linha Leica M, sem mesmo precisar de um adaptador.

Benson alterou uma câmera Canon 5D Mark II para receber lentes Leica (Foto: Reprodução/Robert Benson) — Foto: TechTudo

O resultado foi uma câmera personalizada com inúmeras vantagens em relação à Leica M9, modelo para o qual as lentes Leica M são feitas. A Canon 5D Mark II, além de adaptar as poderosas lentes Leica, também oferece 4 FPS em vez de 2 FPS da M9, vantagens em filmagens, acessórios para o visor, resolução de gravação em HD, foco com “Magic Lantern” e outras.

A modificação feita por Benson não é algo muito simples, que pode ser feito por qualquer um, já que envolve o desmonte completo da câmera. A caixa de espelhos também é desmontada e regulada por um profissional bastante experiente para acertar a distância focal específica da lente Leica, que é de 27,88 mm.

O fotógrafo está vendendo suas câmeras adaptadas (Foto: Reprodução/Robert Benson) — Foto: TechTudo

Outra etapa da transformação exige o reforço da caixa de espelhos com uma moldura de plexiglass e uma peça de metal de 3 mm de espessura, onde deve ser montada a lente. O resultado é uma caixa de espelhos extremamente resistente, capaz de encarar qualquer lente. Para fixar as lentes são usados encaixes universais de 44 mm e um anel de armação de 44 mm a 42 mm, além de um encaixe de 42 mm para lentes Leica, que podem ser acoplados em vários modelos das lentes alemãs.

O fotógrafo, que já trabalhou para a Apple, o New York Times e o The Wall Street Journal, afirmou ter realizado esta transformação no equipamento porque o aspecto de uma foto “Noctilux” (modelo de lente Leica) totalmente aberta é diferente de qualquer coisa existente. Benson está pondo à venda suas máquinas modificadas por US$ 2.950 (ou R$ 5.900). Por este preço, o cliente receberá uma câmera 5D Mark II com as alterações.

Mais do TechTudo