Por Raquel Freire; Para O TechTudo


O editor de imagens online Picnik como conhecíamos acabou em abril, mas ainda faz falta para muita gente. Muitos órfãos da página, que foi transformada em um sistema de edição de foto integrado ao Google+, pensam que não há substitutos à altura, mas isso não é verdade. O TechTudo listou cinco editores de imagem gratuitos e online tão bons quanto, e algumas vezes até melhores que o Picnik.

1. Photoshop Express Editor

Photoshop Express Editor, da Adobe (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Versão gratuita e online do editor mais conceituado do mercado, o Photoshop Express Editor tem ótima diversidade de recursos e ferramentas, sobretudo considerando o nicho de mercado no qual está inserido. O Photoshop Online, como é mais conhecido, permite não só fazer edições básicas, como corte, dimensionamento e ajustes de cor, mas também aplicar vários efeitos.

No menu “Editar” ficam localizadas as principais funcionalidades. Em cada ferramenta selecionada, o aplicativo dá seis opções de resultado, variando de um menor nível a um maior. Já o menu “Decorar” é destinado à inserção de elementos criativos, tais como textos, balões, formas geométricas e bordas.

Além de alterar as fotos, o usuário ainda conta com um espaço de 2 GB para envio e armazenamento de fotografias. Mas se você preferir guardar as imagens no seu PC não há problema, o aplicativo permite isso também. Outra característica interessante do Photoshop Online é sua capacidade de compartilhamento de imagens via Facebook, Picasa, Flickr ou Photobucket. Tudo se dá através de um endereço individual, onde os álbuns virtuais podem ser visualizados.

2. PicMonkey

PicMonkey tem aparência próxima a do Picnik (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Quem precisa fazer ajustes rápidos em fotografias mas não quer perder tempo instalando um editor encontra uma ótima saída no PicMonkey. Naturalmente, o aplicativo é gratuito e online, assim como o Picnick. Em comum com o software, ele tem a facilidade no uso, interface bem organizada e uma aparência simpática.

Apesar do visual despretensioso, ele possui uma relativamente grande quantidade de filtros, o que gera um alto potencial para edição. O site tem oito menus principais – Basic Edits, Effects, Tuch Up, Text, Overlays, Frames, Textures e Themes.

3. Pixlr

Pixlr, um dos mais completos editores online (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Pixlr é um dos mais completos editores de imagem online. Tanto que ele é um dos poucos no segmento que trabalha com camadas, o que aumenta muito as possibilidades do software. O programa também conta com os recursos de edição mais demandados, como correção de olhos vermelhos, seleção inteligente e ferramenta de sucção. Ou seja, ele tem tudo o que em editor básico precisa, mas com a vantagem de não ocupar espaço na sua máquina.

Comparado aos concorrentes online, sua gama de filtros e ajustes é definitivamente superior. Como se não bastasse, o Pixlr está disponível em 29 idiomas, entre eles o Português do Brasil. Essa é uma grande ajuda aos usuários iniciantes, embora o visual do Pixlr não comprometa sua usabilidade. Muito pelo contrário, a disposição das ferramentas segue o padrão dos principais editores, tornando o ambiente de trabalho bastante familiar.

4. Online Image Editor

Online Image Editor é muito fácil de usar (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Com ícones grandes e design projetado para simplificar a vida do usuário, o Online Image Editor é voltado para quem só precisa fazer edições básicas e tem certa dificuldade em trabalhar com editores de imagem. Isso porque sua facilidade de uso é contraposta à lentidão, que faz com que o programa não seja a melhor opção para quem já tem intimidade com aplicativos do tipo.

Ele permite redimensionar, cortar, rotacionar, adicionar texto, alterar esquema de cores, adicionar bordas e vinhetas, criar GIFs e incluir efeitos, embora alguns sejam apenas para efeito de tela, isto é, não são imprimíveis. O OIE trabalha com arquivos GIF, JPG, PNG e BMP, os mais populares no mundo da fotografia.

5. AliMagic Online Photo Editor

AliMagic Online Photo Editor tem design limpo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

AliMagic Online Photo Editor é outro programa ideal para fazer pequenos ajustes e correções nas fotos. Ele tem um aparência limpa e sofisticada, além de ser aberto em uma janela à parte do navegador, o que dá a impressão de que o software foi instalado no seu computador. Fora os recursos que não podem faltar em nenhum editor, como corte e dimensionamento, ele conta com um pequeno número de filtros.

O maior problema no AliMagic Online Photo Editor é que ele só trabalha com arquivos JPEG. Fora isso, o carregamento dos filtros é bastante demorado, chegando a parecer, muitas vezes, que o app travou. Mas para alterações básicas ele cumpre bem o seu papel, fazendo dele um bom substituto do Picnik.

Mais do TechTudo